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06.11.2017 | 00h00

Chegou a Black Friday Brasil 2017

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Se a sua empresa deseja aproveitar o período promocional da Black Friday 2017 para alavancar as vendas, deve se antecipar. O grande dia está marcado para 24 de novembro. Tem menos de um mês para se preparar e cuidar dos detalhes.

Data de tradição nos estados Unidos, onde alguns lojista chegam a se preparar até mais do que para o Natal, aqui no Brasil também é um período em que o varejo se propõe a fazer grandes promoções por todo país.

Aqui ela chegou a estar desacreditada e alguns até a apelidaram de "Black Fraude", resultado do grande problema do jeitinho brasileiro, onde alguns estabelecimentos maquiaram os preços para que eles parecessem menores durante este período. Importante lembrar que os clientes hoje estão atentos a essa mania de maquiagem e o que realmente é um bom desconto. Ainda assim, existem empresas sérias que oferecem descontos de verdade e fazem a diferença, aproveitando esta data com credibilidade.

Uma característica bem diferente da Black Friday que acontece nos EUA e a que acontece aqui é que lá, a maior parte das vendas, é em lojas físicas. Já no Brasil, a maior oportunidade está concentrando-se na internet por meio das vendas on-line. Portanto, reforce sua plataforma de e-commerce caso tenha uma, pois uma das maiores reclamações em relação a essa data é a capacidade dos sites em absorver o grande fluxo extra dos clientes querendo aproveitar as promoções.

Esse comportamento provavelmente apareceu porque na primeira edição, apenas as lojas virtuais aderiram ao dia. Atualmente, todas as lojas são estimuladas a participar da promoção, tanto as físicas como as de e-commerce.

Os clientes buscam aproveitar as datas promocionais para realizar compras desejadas há muito tempo. Para melhor aproveitar a oportunidade, é preciso que se faça uma pesquisa prévia sobre quais itens têm potencial de venda ou que se tornarão atrativos com a opção de desconto e que deverão, por isso, ser colocados em promoção.

É preciso muito planejamento estrutural, financeiro, logístico e preparação para o aumento da demanda que irá implicar no processo de operacionalização da loja por causa do aumento do volume de vendas. Além disso, deve-se realizar negociações especiais com os fornecedores e estar sempre de olho na margem de lucro, pois, a empresa pode ter prejuízo e este não e o objetivo.

Aproveite o aumento do fluxo de clientes durante a Black Friday para fazer com que eles voltem depois. Crie algumas estratégias como oferecer cupons de descontos para datas posteriores para antecipar as compras de Natal, por exemplo.

Mas lembre-se, desconto é bom, mas o atendimento é primordial. Por isso, prepare e cuide bem da sua equipe valorizando e motivando o seu principal fator de sucesso.

Boas vendas na Black Friday!

Luiz Vicente Dorileo da Silva "SHIPU", palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com

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