Segunda, 23 de abril de 2007, 03h00

Administração não tem marca, observam especialistas
Apesar dos esforços do prefeito da capital paulista, Gilberto Kassab (DEM), para consolidar sua imagem e imprimir uma marca de seu governo junto à população, especialistas consultados pela Agência Estado afirmam que ele ainda não obteve êxito nessa tarefa. Para o consultor de marketing político e autor do livro "Eleição - Vença a Sua", Marco Iten, o prefeito peca na questão do marketing. "A gestão Kassab não se comunica com a população. Apesar de algumas boas bandeiras para projetar positivamente seu nome, ele ainda não o fez. Kassab não impôs uma marca da sua gestão", analisa.
O cientista político Claudio Couto, professor da PUC de São Paulo, é mais duro nas críticas. Para ele, a administração Kassab tem um perfil baixo, ou seja, é incapaz de lançar ações de impacto para a cidade. E vai além: "É uma liderança apagada, que não tem carisma nem chama a atenção".
Num contraste às críticas de especialistas à gestão do prefeito, os maiores elogios ocorrem nos bastidores, sobretudo nos altos escalões do Palácio dos Bandeirantes. Tanto o governador José Serra quanto alguns de seus secretários são unânimes em citar a lealdade de Kassab aos princípios e à figura de seu antigo companheiro de chapa nas eleições municipais de 2004.
Para os críticos da gestão Kassab, a maior dificuldade que ele enfrenta não é no campo administrativo, mas sim na consolidação de sua própria presença no cargo de prefeito da maior cidade da América Latina. Ele assumiu o posto após a renúncia de Serra, em 31 de março de 2006 - quem foi eleito para o cargo foi José Serra. Na ocasião, cerca de 80% da população da capital paulista não sabia quem era Kassab.
Até pessoas próximas ao atual prefeito concordam que um de seus maiores desafios é superar essa questão, sobretudo pelo perfil que moldou sua vida pública até então: um político de bastidor e de articulação. "Se ele quiser se reeleger, vai ter que se expor mais e mudar essas características", diz um correligionário. (PHF)
Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram
// leia também
18:30 - Lula diz em carta que PT pode ficar à vontade para decidir sobre candidatura
17:17 - PSDB expulsa prefeito de Bariri suspeito de abusar de menina de 8 anos
16:54 - Justiça proíbe visitas de Dilma e outros 'amigos' a Lula em carceragem na PF
15:04 - Prisão ocorre em 16% dos inquéritos por corrupção
14:32 - Dominadas por indicações políticas, agências têm 11 vagas na prateleira
08:55 - Pré-candidatos ao governo de SP fazem romaria a Temer na capital
08:51 - Autoridades cometerão crime se impedirem visita de comissão a Lula, diz Pimenta
08:45 - Medo de escândalos inibe doações de eleitores
08:38 - Sem consenso, Câmara discute reforma do Código de Processo Penal
17:00 - Senador não atendeu a interesses, afirma defesa
veja mais
Taques não fala sobre reeleição e foca em obras
Rede sustentabilidade
Policial rodoviário disputa o governo de Mato Grosso
DÍVIDA DE R$ 6,1 MILHÕES
Bezerra e Teté terão que pagar engenheiro
piada pronta!
City Tour por Cuiabá tem locais 'surpreendentes'


Brasil deveria fechar a fronteira com a Venezuela?
