Domingo, 08 de janeiro de 2017, 07h00

Cuiabano faz sucesso na TV espanhola

Silvana Ribas, redação do GD


Cuiabano nascido na região do Grande CPA faz sucesso no teatro e televisão na Espanha e Portugal. Rogério Matos de Souza, ou “Royer Matos”, é um rosto conhecido do telespectador espanhol que acompanha a série Centro Médico, da TVE Espanha.

Mas o reconhecimento foi conquistado com muito trabalho, estudo e dedicação pelo menino nascido no bairro Novo Horizonte, que estudou em escolas públicas de Cuiabá, até ingressar na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde iniciou o curso de licenciatura em Educação Artística.

Foi para Espanha em 2007, visitar familiares que já residiam lá. Inicialmente o objetivo era aperfeiçoar o espanhol, mas acabou se envolvendo com o mundo das artes e não voltou mais.

Mas tudo começou quando ainda era estudante, primeiro na escola municipal Jescelino José Reiners e depois na Nilo Póvoas, lembra o pai de Royer, Maurílio Pereira de Souza, 57. O ator, que é o segundo filho dele e da esposa Nivalda Matos de Souza, 54, tem sido motivo de orgulho para os pais e o outro casal de irmãos.

Graças a internet, a família mesmo estando longe prestigia o jovem ator e acompanha seu trabalho pelas redes sociais. Royer, por sua vez, faz questão de manter a família e amigos atualizados, postando em sua home page suas atuações e agenda de trabalho.

Os pais do jovem ator também passam algum tempo na Espanha, todos os anos. Os outros filhos já residiram no país, mas um deles retornou. A irmã continua com Royer na Espanha.

Roger não havia concluído o curso em Mato Grosso quando se mudou para Espanha e lá finalizou a graduação superior. Havia feito cursos de teatro aqui e em seguida passou a atuar em grupos portugueses e espanhóis.

Divulgação Facebook

Durante as filmagens com o elenco da série da TV.

Ator de muitas facetas, Royer tem muitos projetos para 2017, entre peças teatrais e até um filme, a serem produzidos entre Portugal e Espanha. Além da participação na série da TVE Espanha. Nela interpreta o bailarino brasileiro João Constanza, namorado da médica Marina Rey, interpretada pela atriz Rocio Anker. O ator Jordi Mestre fecha o triângulo amoroso no papel do médico Hamman Dacaret, ex-noivo de Marina. O programa é líder em audiência na faixa de horário.

Em sua página no facebook o ator diz que foi ainda em Cuiabá que passou a conhecer o fantástico mundo da interpretação, ainda no colegial nos anos 90. Ao terminar o Ensino Médio pretendia entrar em um curso superior de Arte Dramática porem para isso teria que ir para outra capital.

Como no momento era inviável decidiu ingressar em curso relacionado com as artes. Inicia em 2004 o curso de Licenciatura em Artes, com especialidade em educação musical, na UFMT.

Surgiu então a oportunidade de trabalhar a interpretação através das disciplinas como Expressão Corporal, Habilidades Rítmicas e Motora, Teatro Musical, sob a batuta da Diretora de Teatro Musical Simone Pompeo. Foi onde por primeira vez experimentou subir aos palcos com uma produção de alto nível, com a obra de teatro musical “Os Saltimbancos”, chegando a se apresentar diante de 800 espectadores.

Alguns anos depois se mudou para a Espanha. Por ironia do destino novamente as portas do teatro foram abertas através da companhia teatral da Universidad de Málaga onde convalidou sua formação de professor de primária com especialidade em educação musical e também pela companhia teatral Dinamita, participando em produções com “Grease”e “El Baúl Mágico”.

Em Málaga também formou na escola de teatro Chelamar integrando a companhia teatral Chelamar por vários anos sob direção de Cláudio Navas, participando em obras como “Por Culpa de la Crisis” e “El Zoo de Cristal”. Em paralelo participou no curta-metragem “Bookcrossing” e no Teaserbook Épico “La Reina de las Hadas” com direção geral de Juanma Liceras e direção cênica de Norberto Rizzo.

Em 2014 participou no Workshop de interpretação para TV com o diretor Flavio Guedes e o Autor Rui Villena, meio pelo qual conheceu o premiado ator e diretor brasileiro Roberto Cordovani. Foi então convidado por Roberto Cordovani e Bruno Portela para integrar o elenco de sua companhia teatral “Arte Livre”, durante o ano de 2015 participou em duas temporadas na companhia teatral “Arte Livre” com os espetáculos “Cabaret Lola”, “A Rainha da Neve” e “Anne Sullivan e Helen Keller”, com direção técnica de Bruno Portela no teatro Malaposta em Lisboa.

Atualmente, além de “João Constanza” no seriado espanhol, grava o filme holandês “Paradise” dos diretores Tom Pacheco e Marc Casilli e trabalha em um projeto teatral. Mais informações sobre a carreira do ator pela home page:   fb.com/royermatosactor

   Veja vídeo de episódio da série:

                 



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Sexta, 16 de dezembro de 2016

11:00 - Escolas recebem peça teatral 'Aventuras no Mundo Encanado'

Quinta, 01 de dezembro de 2016

10:19 - 'Cinderella, O musical'


// leia também

Quarta, 18 de janeiro de 2017

10:36 - Gaga divulga vídeo de preparação para o Super Bowl

10:30 - Olivia Newton-John se diz grata por ter tido câncer

10:25 - Kanye West pode se apresentar na posse de Trump

10:02 - Margot Robbie é flagrada irreconhecível em set

09:57 - Ludmilla vai processar apresentador da Record

Terça, 17 de janeiro de 2017

10:30 - Amber Heard é vista toda sorridente após resultado

10:19 - Perdi a cabeça, diz Caio Castro sobre agressão

10:09 - Filho de Shaolim faz homenagem ao pai

10:04 - Glória Maria é chamada de mentirosa no SBT

10:02 - Carlos Villagrán não interpretará mais Quico, do Chaves


 veja mais
Cuiabá, Quinta, 19/01/2017
 

WhatsApp


Fogo Cruzado waze

titulo_jornal Quinta, 19/01/2017
Ec69db7f124eb8fa9b6b22fee564a7d8 anteriores




Rádios ao vivo
  • cbn
  • cbn
Indicadores Financeiros
Dólar Comercial 3,2193 +0,25%
Ouro - BM&F (à vista) 125,00 +0,81%
+ veja mais
Mercado Agropecuário
Boi Gordo @ 131,00
Soja - saca 60 kg 66,50
+ veja mais
Mais Lidas Enquete

Uma lei municipal de 2016 determina que todos os assentos do transporte coletivo de Cuiabá são preferenciais para idosos, gestantes e deficientes. Você concorda com isso?



Logo_classifacil