Domingo, 27 de dezembro de 2009, 03h00

LIVRO

Espelho através de Alice

Da Redação


"Acredite em Deus, que ele ajuda você. Uma oração apenas não vai resolver. (...) Temos que ficar de cabeça erguida, mesmo sofrendo pra viver a nossa vida. Toda entrada tem a sua saída. Então relaxe, viaje na batida". Estes versos são do rap "Temos que ficar", parte I dos Racionais. A letra é o ponto de partida do livro Espelho Através de Alice, de Flávio de Souza.

A obra retrata as aventuras e desventuras do sucesso instantâneo no mundo artístico. Ter sucesso, ganhar dinheiro, ser reconhecido na rua pode ser o sonho de muita gente. Na publicação se destaca o que poucos tem conhecimento: as dificuldades para se chegar lá e também para se manter na posição. Sorte? Ela dormiu com alguém? Tem Q.I. (quem indica) alto? Com um texto bem-humorado, o autor retrata esses e outros desafios de quem quer ser famoso.

A publicação foi baseada em Alice Através do espelho, publicada em 1871 é continuação do célebre Alice No País das Maravilhas, de 1865. Na obra de Lewis Carrol Alice é uma adolescente em fase de autoconhecimento que a partir de um sonho é transportada para um mundo imaginário.

O autor Fávio Souza compara as semelhanças de Rafael com Alice ao dizer que ambos entram em um mundo fantástico onde tudo é diferente do que é no mundo que ele reflete. "E tem gente que se enxerga levando em conta seu reflexo num espelho em vez de seu corpo de verdade, se vê através das capas e reportagens de revistas e passa a se considerar alguém muito especial, apesar de continuar sendo de carne e osso"

O mundo da fama é retratado como um mundo imaginário onde qualquer coisa pode acontecer, um mundo de maravilhas. Fael Santos Silva vê-se transformado em ator de novela das oito e enfrenta a fama com todas as consequências que ela traz: não só o reconhecimento do público e a notoriedade, mas também a perda da privacidade, a criação de uma vida ilusória, a sensação de solidão, etc.

A figura do espelho é utilizada como forma de reflexão individual. É onde cada leitor se reconhece e pode ser ele mesmo. É por meio do espelho que se percebe o rito de passagem como por exemplo as mudanças no seu corpo. Para Fael, o espelho se transforma no único amigo que lhe resta e na forma de encontrar-se com o jovem que realmente é. O objeto espelho pode representar a busca de si mesmo, a sua própria identidade. Com texto leve, acessível e dinâmico Flávio coloca estas e outras questões em discussões como gírias, abreviações no MSN, sem deixar de fazer rir. (com assessoria)



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Domingo, 20 de maio de 2012

00:00 - Dinheiro de plástico

00:00 - Careta é o seu desperdício

00:00 - Saúde dos jovens

00:00 - Novo hit do verão

00:00 - Novo hit do verão

00:00 - Mais uma temporada de Gossip Girl

00:00 - O que é que eu tenho a ver com isso?

Domingo, 13 de maio de 2012

00:00 - Manhê, você é doida, mas te amo!

00:00 - Se liga, aê!

00:00 - Mãe tem cada uma né!


 ver todas as notícias
Quarta, 17/09/2014
 

ao vivo
Carregando o player...

Fogo Cruzado
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • rss
Rádios ao Vivo
  • cbn
  • cbn
Destaques TV Record
ao vivo
Enquete

Você acredita na conclusão das obras e no funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) em Cuiabá e VG?


Logo_classifacil