Maturidade antes do tempo | Gazeta Digital

Domingo, 08 de maio de 2011, 04h00

Maturidade antes do tempo

Especial para o Zine


Despertando cada vez mais cedo para o sexo, meninas e meninos a partir de 10 anos já namoram feito gente grande. Os resultados são alarmantes: alto índice de contaminação por doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e Aids. Em Cuiabá, cerca de 2 mil garotas grávidas têm sido acompanhadas anualmente pela saúde pública. Isso significa que, em média, 20% dos recém-nascidos geralmente são filhos de mães ainda crianças. O índice é distante dos 10% considerados aceitáveis pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O número de adolescentes entre 10 a 19 anos no Brasil chega atingir cerca de 20% da população. Nesta faixa etária, a incidência da gravidez está em torno de 14 e 22%. Especialistas consideram um número preocupante.

A grande preocupação está entre 9 e 14 anos, da pré-puberdade à adolescência. Apesar de serem mais rebeldes e achar que sabem tudo, nessa fase os adolescentes também precisam que alguém os conduza, porque ainda não podem julgar por conta própria. Aí está a importância de uma família estruturada. Nessa fase, ao invés de reprimir a sexualidade, a família precisa de maneira assertiva e não autoritária canalizar a energia da garotada.

Segundo a psicopedagoga Maria Irene Maluf, os pais devem ajudar com orientações, mas deixar que os jovens pais procurem as soluções. "Em geral adolescentes estudam meio período: podem, portanto buscar trabalho de meio período e se revezar no cuidado com o filho. Essa criança precisa dos pais como todas as crianças. E precisa de avós, mas no papel de avós e não de pais "postiços", como vemos tantos por aí. Sinalizem claramente que estão dispostos a ajudar, mas não a fazer por eles o que é de sua responsabilidade", ensina.

Ela faz um último e importante lembrete: "Continuar os estudos é fundamental, mesmo porque se a jovem parar, depois que tiver o bebê será difícil retornar à escola". No Brasil, apenas 30% de adolescentes que tinham engravidado voltaram e concluíram os estudos. E dos estudos depende o futuro profissional e entre tantas responsabilidades, essa não pode nunca ser esquecida. (NA)

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Domingo, 20 de maio de 2012

00:00 - Dinheiro de plástico

00:00 - Careta é o seu desperdício

00:00 - Saúde dos jovens

00:00 - Novo hit do verão

00:00 - Novo hit do verão

00:00 - Mais uma temporada de Gossip Girl

00:00 - O que é que eu tenho a ver com isso?

Domingo, 13 de maio de 2012

00:00 - Manhê, você é doida, mas te amo!

00:00 - Se liga, aê!

00:00 - Mãe tem cada uma né!


 veja mais
Cuiabá, Sábado, 19/08/2017
 

Sebrae

Facebook Instagram
GDEnem

Fogo Cruzado
titulo_jornal Sábado, 19/08/2017
44700daf2f1bf6eec9a853777d174124 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Países como o Brasil estão a salvo de ataques terroristas?




Logo_classifacil









Loja Virtual