Segunda, 24 de dezembro de 2007, 03h00
PECUÁRIA

Pesquisas genéticas apontam resultados positivos
Elaine Perassoli / Da Redação
Ainda no primeiro semestre de 2008 sai o resultado oficial da 1ª Prova de Ganho de Peso a Pasto de Linhagens Parentais realizada pela Excegen Genética em parceria com a Bellman Nutrição animal. A primeira fase foi concluída recentemente e o diretor-presidente da Excegen e coordenador técnico do projeto, Sérgio Dani, garante que os resultados são positivos. No projeto foram utilizados 128 garrotes nelorados, sob as condições ambientais predominantes no Brasil, que passaram por testes para identificar os animais que têm a melhor constituição genética para ganho de peso.
O diferencial dessa prova de ganho de peso a pasto foi o objeto de estudo que são as linhagens parentais de bovinos. De uma forma muito objetiva e simples, Dani explica que as linhagens parentais podem ser comparadas aos ingredientes de um bolo. Já os animais terminais são o bolo. "Não conseguimos fazer um bolo com outro bolo, mas sim com os ingredientes de boa qualidade. Para que ele cresça, fique bonito e gostoso é preciso ter a receita certa e os produtos adequados", pondera.
Ele explica que a Excegen defende que os campeões das provas de ganho de peso geralmente são produtos terminais que carregam uma receita de sucesso de combinações de genes e outros fatores epigenéticos ainda pouco compreendidos pelos criadores e pesquisadores. Na prática, isso significa que para obter bons resultados, devem-se cruzar os animais das linhagens parentais selecionadas que, apesar de não serem campeões de prova, produzirão animais com qualidade que podem ser campeões.
Por meio de suas pesquisas com marcadores moleculares, a Excegen Genética consegue separar tipos genética e metabolicamente distintos de gado zebuado branco, que constituem suas linhagens parentais. Uma vez acasalados entre si, os animais destas linhagens parentais produzem descendentes terminais que apresentam um rendimento de carcaça superior àqueles observados nos seus genitores. Isto é o equivalente a um cruzamento industrial. Uma diferença fundamental é que esse cruzamento é feito dentro de uma única raça ou tipo de bovinos. Outra diferença é que as linhagens parentais são selecionadas e aprimoradas visando à otimização da sua complementaridade. Algo semelhante já foi feito na indústria de suínos e aves, com resultados positivos.
Segundo ele, usando somente os terminais nem sempre é possível fazer um animal que atenda a necessidade da indústria frigorífica. Dani salienta que após a prova de ganho de peso realizada aos 18 meses, os animais ainda passarão por um período de terminação. No entanto, a seca prolongada pode atrapalhar as ações e retardar o resultado. "Mas até o final do primeiro semestre do ano que vem teremos os resultados".
O coordenador diz ainda que está em fase de aprovação um recurso de R$ 2 milhões, provenientes do Governo Federal para a implantação de núcleos que desenvolverão este projeto. Além disso, os interessados em implantar o experimento na propriedade podem contar com a ajuda de Dani. "No entanto, se os recursos não saírem a despesa corre por conta do criador. Mas estamos otimistas com a aprovação deste recurso".
Mais informações sobre o projeto pelo fone (38) 9913-5557.
Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram
// leia também
10:10 - Negócios e entretenimento num só lugar
10:10 - Negócios e entretenimento num só lugar
07:00 - Família investe na produção de hortaliças
00:00 - Mastite ambiental traz grandes prejuízos
00:00 - Jacarezinho inicia estação de monta
00:00 - Agroagenda
00:00 - Começa plantio de girassol
00:00 - Receitas da roça
00:00 - Novos híbridos de milho
00:00 - Abrasem lança campanha sobre manejo de pragas
veja mais
Juiz deixa ação contra réus por golpes milionários
selma na estrada
Juíza faz palestras e campanha pelo interior
vai e volta
Nomeação de vereador por engano é anulada
show de horrores
Vídeos mostram pancadaria em Câmara de vereadores


Proposta sugere que presos ainda não condenados tenham prisão substituída por atividades escolares
