Direita e Religiões | Gazeta Digital

Terça, 15 de novembro de 2016, 00h00

Direita e Religiões


Houve uma mudança de rumos na política do Brasil depois do fracassado governo do PT que faliu os estados e a União. Percebe-se uma acentuada inclinação à direita, sinalizada pelo insucesso dos partidos como PSOL, PC do B e PT nas últimas eleições municipais.
Nos últimos anos a ideologia de esquerda que comandava o país tentou imitar a Suécia na concessão de benefícios sociais. Esqueceu-se, entretanto que não é possível distribuir dinheiro que não existe e o resultado foi um estrondoso rombo nas contas públicas que demandarão anos de penúria para serem recompostas.
Um passo ou dois à direita são oportunos e bem vindos, mas as mudanças costumam ser traumáticas porque há uma propensão de exagerar a dose, ministrando mais remédio que a necessidade do doente.
Vejo com preocupação duas tendências no espectro político que estão crescendo. A primeira é a direita extremada, representada no país pelo deputado Jair Bolsonaro e seus admiradores, agora estimulada pela vitória do destemperado garanhão midiático eleito presidente dos Estados Unidos.
A outra é a busca do poder político das igrejas pentecostais e neopentecostais. Hoje a bancada da Bíblia no congresso nacional é talvez a segunda mais importante, perdendo apenas para a ruralista.
Já escrevi em algum lugar sobre minha convicção de que, com o passar do tempo, a ciência enfraqueceria a fé e exemplos como da Suécia, Dinamarca, Noruega e Finlândia, onde 60% a 85% da população não têm religião, seriam seguidos por outros países. Claro que errei, principalmente em relação ao Brasil onde as religiões prosperam em franca desordem.
Aqui temos um agravante que é a extrema direita aliando-se com os neopentecostais na costura de um projeto político com grande chance de sucesso. Há poucos meses o deputado Bolsonaro foi batizado no Rio Jordão, em Israel, em uma cerimônia politico-religiosa sinalizando a união dos evangélicos com a bancada da bala, a que ele pertence.
Vinte e cinco por cento da população brasileira são de evangélicos e há uma projeção que em 2040 ela superará o número de católicos. Acrescente-se que o segmento que mais aumenta é o dos neopentecostais, aqueles que acreditam em um Deus pessoal que cuida de sua vida, saúde, emprego e relacionamentos. Não é difícil enganar estes crentes que buscam recompensas imediatas. Líderes ‘talentosos‘ com poderes autoconcedidos de distribuir essas benesses estão por toda parte.
Bispos poderosos como Edir Macedo e R.R.Soares, missionários televisivos do nível do Valdemiro Santiago e políticos de extrema direita, todos donos incontestáveis da verdade e com acesso crescente aos meios de comunicação, têm grande chance de comandar o país no futuro próximo. Creio que eles vão se unir com esse fim.Mas não me levem muito a sério. O caso do enfraquecimento da fé que previ e não aconteceu, mostra que sou um profeta que não merece crédito.


Renato de Paiva Pereira - empresário e escritor. E-mail:renato@hotelgranodara.com.br



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Terça, 31 de janeiro de 2017

00:00 - Samba-enredo e Agronegócio

Terça, 24 de janeiro de 2017

00:00 - Como nascem os heróis

Terça, 17 de janeiro de 2017

00:00 - O tombo

Terça, 10 de janeiro de 2017

00:00 - Chavões e Modismos

Terça, 03 de janeiro de 2017

00:00 - A Fonte Luminosa e os Vereadores

Terça, 27 de dezembro de 2016

00:00 - O Canto da Sereia

Terça, 20 de dezembro de 2016

00:00 - Doações e doadores

Terça, 13 de dezembro de 2016

00:00 - Ginetes e cavalgaduras

Terça, 06 de dezembro de 2016

00:00 - Encruzilhadas

Terça, 29 de novembro de 2016

00:00 - Maconha no Campus


 veja mais
Cuiabá, Terça, 27/06/2017
 

GD Empregos

WhatsApp Twuitter
WhatsApp

Fogo Cruzado
titulo_jornal Terça, 27/06/2017
Dddff6c44661c0b0079161a551188933 anteriores




Indicadores Econômicos

Indicadores Agropecuário

Mais Lidas Enquete

Tramita no Senado projeto de lei que concede prioridade para pessoas acima de 80 anos em relação aos demais idosos.




waze

Logo_classifacil









Loja Virtual