Uma empresa bem-sucedida | Gazeta Digital

Sexta, 10 de novembro de 2017, 00h00

Uma empresa bem-sucedida

Hugo Bernardo


Desde que assumi meu cargo na Eventbrite no Brasil, há pouco mais de um ano, percebi que o país possui uma diversidade de realidades e esconde diversas oportunidades e, se souber procurar, perceberá que muitas estão ao seu lado. Primeiro vi que um dos maiores problemas de lançar um negócio aqui é que existem muitos segmentos diferentes, em termos de demografia, necessidades do cliente, infraestrutura etc. Não é possível olhar para o país como um mercado único, somos obrigados a ajustar a estratégia e o posicionamento dependendo de onde queremos entrar.

Podemos dizer que isso tem um lado positivo, já que é possível começar em uma praça e depois expandir a atuação para outra. Algumas cidades que têm tamanho suficiente para alimentar um determinado negócio nos proporciona isso. Outro grande desafio aqui é a complexidade tributária, em particular quando o negócio começa a se expandir para diferentes Estados. Isso gera um custo para as empresas e um potencial risco para a sobrevivência de um negócio. Esses fatores podem desanimar quem está começando e não tem todo o respaldo necessário para seguir. Mas, ao mesmo tempo, percebo que a resiliência é uma característica muito forte nos empreendedores, não só no Brasil, mas em diversos países, e esses "testes" que encontramos pelo caminho conseguem nos mostrar quem realmente conseguirá ter sucesso na sua jornada. Afinal se acreditamos em algo não devemos desistir no primeiro problema que aparecer. Então é imprescindível saber lidar com esses pontos negativos e continuar focado na missão da empresa.

Outro fator importante, que não podemos deixar de lado, é a obsessão com o cliente, em particular com o conhecimento dos seus potenciais parceiros. É fácil focar nossa atenção no produto e esquecer que esse produto tem que ser vendido para alguém. E a única forma de saber como desenvolver um produto de qualidade é conversando com o máximo de potenciais prospects. Pois assim conseguimos perceber se teremos sucesso ou não naquilo que estamos apresentando para o mercado.

Pensando nesses desafios que citei, e que podem desanimar qualquer um que quer empreender, gostaria de deixar aqui algumas dicas para quem criar uma empresa bem-sucedida no Brasil. A primeira é procurar mentores que possam te ajudar a superar os obstáculos que encontrar. Empreender pode ser muito solitário e um bom mentor, que já passou por essa situação, vai ajudar não só no negócio, mas também pessoalmente.

A segunda dica é remover as possíveis distrações que possa encontrar no caminho. Quando começamos um novo empreendimento, todo mundo tenta dar conselho ou pedir algo diferente. Investidores pedem uma coisa, clientes solicitam algo específico e até mesmo alguns mentores recomendam ações diferentes. Como empreendedor, você deve absorver essa informação, mas ter sempre claro qual a sua visão e quais são as necessidades dos seus clientes, são eles que vão pagar pelo seu produto.

E para finalizar, seja muito cuidadoso com as primeiras contratações. As pessoas que você recruta podem criar um time incrível ou quebrar a empresa. É sua decisão saber contratar os profissionais corretos e eu sempre recomendo focar em qualidade em vez de velocidade de contratação.

Por isso, não desista de seus sonhos e tenha sempre ao seu lado pessoas que acreditem neles e entendam os desafios que terão pelo caminho.

Hugo Bernardo é Country Manager da Eventbrite Brasil, plataforma líder global em tecnologia para eventos

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sexta, 20 de julho de 2018

16:11 - Existe momento certo para trocar de carreira?

12:44 - Como cães de assistência podem ajudar autistas?

00:00 - Leite, nosso próximo desafio

00:00 - Língua portuguesa no ensino médio

00:00 - Eleições e desenvolvimento sustentável

00:00 - Comece agora seu plano para 2019

00:00 - Até que ponto é normal?

Quinta, 19 de julho de 2018

00:00 - Adão sob pressão

00:00 - Uma agenda para os advogados

00:00 - Monstro da inadimplência


 ver todas as notícias
Cuiabá, Sexta, 20/07/2018
 

Facebook Instagram

Fogo Cruzado
titulo_jornal Sexta, 20/07/2018
96031af100be886f438de72020f399a8 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Países onde mais mulheres estão no governo têm menos corrupção, diz estudo




Logo_classifacil









Loja Virtual