Ouvindo a voz da empresa - 4 | Gazeta Digital

Domingo, 26 de novembro de 2017, 00h00

Ouvindo a voz da empresa - 4

Saulo Gouveia


Havia um leão que foi aprisionado em um campo onde tinha outros leões que lá estavam há bem mais tempo. Os leões dividiam-se em grupos. Um grupo era formado pelos socializadores; outro montava espetáculos e um terceiro cuidava das atividades culturais, pois seu propósito era preservar os costumes, a tradição e a história dos tempos em que os leões eram livres. Havia grupos religiosos, que se reuniam principalmente para entoar hinos sobre uma selva do futuro, na qual não haveria grades. Alguns grupos atraíam os literários e os artísticos por natureza outros, ainda haviam os revolucionários que reuniam-se para conspirar contra seus captores ou contra outros grupos revolucionários. De vez em quando, estourava uma revolução e um grupo era exterminado por outro.

Foi então, que o recém-chegado notou um leão que parecia sempre imerso em seus pensamentos, um solitário que não pertencia a nenhum grupo e passava a maior parte do tempo afastado de todos. Havia algo nele que atraía, ao mesmo tempo, a admiração e a hostilidade de outros. Sua presença provocava segurança, mas às vezes medo e insegurança. Descobriu o que o compenetrado leão fazia quando ele lhe disse: - Não se junte a nenhum grupo, esses pobres tolos ocupam-se de tudo, exceto daquilo que é essencial. e o que é essencial? Perguntou novamente. Estudar a natureza da cerca.

E você estuda, medita sobre a natureza das cercas que lhe impedem de avançar, ressignificar com algumas do passado para que renovado possa cuidar-se em essência?

Vejamos os benefícios da dinâmica da OVE, conforme os três últimos artigos publicados.

A OVE irá Globalizar a Linguagem, na medida em que se interagem os pensamentos nos debates e que todos que, participando das decisões apoiam. Mesmo aqueles que inicialmente ou depois ficaram contra terão tido oportunidade de verbalizar suas opiniões evitando as discussões estéreis, que normalmente ocorrem nos intervalos das atividades.

Vai Gerar Motivação, pois o estímulo será natural com a possibilidade de todos participarem, contribuírem, sugerirem e opinarem. A habilidade ganha vida, quando multiplicada pela motivação,

Irá Gerar ações de União, na medida em que se organiza e planeja baseado na igualdade de direitos. Discordar é, quando bem intencionado, uma atitude saudável, quando não se está de acordo por uma ou outra razão. Pensam que a união, a proximidade, ou a unidade, é fruto de pensar igual, de ser igual, mas ela virá da capacidade de valorizar os pontos de vista diferentes na busca da capacidade de complementar, de somar pensamentos.

Vai Gerar novas Ideias, como na história do Pote de Mel. Uma empresa do Alaska se reuniu para decidir o que fazer com os cabos de energia elétrica que estavam arrebentando com o peso da neve. Uma pessoa sugeriu colocar um pote de mel em cima dos postes, já que o urso polar fareja o mel a longa distância, irá balançar o poste para derrubá-lo e derruba a neve também. Mas como colocar o pote de mel em cima dos postes? Perguntam uns, pensaram outros e alguém sugeriu com o helicóptero da empresa. Resultado foi que, com o vento da hélice do helicóptero a neve caía. A grande solução veio do pote de mel que virou helicóptero.

Tenha atitudes como se hoje fosse o seu último dia na terra e faça planos de longevidade. Pense nisso, mas pense agora!

Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional, e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância. Articulista de A Gazeta, escreve neste espaço aos domingos. saulogouveia@seubolso.com.br ou www.seubolso.com.br

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sexta, 20 de abril de 2018

00:00 - E-commerce e os pequenos

00:00 - Eleições e crise

00:00 - Compliance, ferramenta na gestão

00:00 - Direitos dos povos tradicionais

00:00 - O que parece e o que é

Quinta, 19 de abril de 2018

16:14 - Não tenha medo de colocar o dedo na ferida

01:00 - Superar medos e realizar sonhos

01:00 - Antigos garimpos e empregos

01:00 - Execuções fiscais e recuperação judicial

01:00 - O mundo pós-emprego


 ver todas as notícias
Cuiabá, Sexta, 20/04/2018
 

Facebook Instagram

Fogo Cruzado
titulo_jornal Sexta, 20/04/2018
F63c48b1bcb22cc142a7348ce704b313 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Candidatos poderão arrecadar recursos para campanha em financiamento coletivo




Logo_classifacil









Loja Virtual