Ouvindo a voz da empresa 5 | Gazeta Digital

Domingo, 03 de dezembro de 2017, 00h00

Ouvindo a voz da empresa 5

Saulo Gouveia


Na idade média, um homem muito religioso foi injustamente acusado de haver cometido um assassinato. O autor do crime era uma pessoa influente no reino e por isso, pegaram-no como bode expiatório para acobertar o verdadeiro assassino. Ao ser levado a julgamento, já antevia a sua sentença: a forca, já que o juiz também participava da farsa. O juiz querendo parecer justo disse ao acusado: - Vou escrever em um pedaço de papel a palavra inocente e em outro a palavra culpado. Você sorteará um dos papéis e aquele que escolher será o seu veredicto. O seu destino está em suas mãos.

O juiz, que escreveu sem ninguém ver a palavra CULPADO em dois papéis, colocou-os em uma mesa e mandou o acusado escolher. O homem religioso pensou alguns segundos e intuitivamente engoliu um dos papéis. Os presentes reagiram, e agora como saberemos o seu veredicto? Muito fácil, respondeu o acusado. Basta olhar o pedaço que sobrou para sabermos que engoli o seu contrário. Foi assim que o homem foi liberado.

Por mais difícil que seja uma situação, sempre podemos encontrar uma saída, quando nos mantemos concentrados naquilo que queremos, e não naquilo que não queremos.

Vejamos a continuação dos benefícios da dinâmica da OVE, conforme os quatro últimos artigos publicados.

Irá Gerar Sinergia, que é o ato ou esforço coordenado de vários órgãos na realização de uma função. A mistura de aptidões é necessária a fim de que cada um possa ter uma função útil, pois, o que um não faz o outro faz. Valorizar as diferenças é a essência da sinergia, as diferenças mentais, emocionais e psicológicas entre as pessoas. E a chave para valorizar as diferenças é perceber que todas as pessoas veem o mundo não como ele é, mas como elas são. A sinergia trará uma visão mais abrangente e a colaboração de trabalhadores com conhecimentos individuais, decuplicando-se as ideias. Se você coloca duas peças de madeira juntas, elas aguentarão muito mais que o peso suportado por cada uma individualmente. Assim é que o todo é maior que a soma das partes.

Oportunizar Liderança: A Diretoria tem a oportunidade de incentivar, motivar, deliberar, enfim influenciar o grupo para as questões éticas, morais e de benefícios mútuo. Também, os líderes e trabalhadores tem a oportunidade de trazer sugestões, informações e influenciar nas decisões. Fica então a questão benéfica: Quem comanda e quem serve? Quem lidera e quem segue?

Poderá Aliviar Tensões na medida em que oportuniza descarregar as tensões geradas por situações desagradáveis. Se um tem razão, todos acabarão por pensar como ele, se está em erro, acabarão por pensar como os outros. Importante ressaltar que é melhor procurar sempre falhas de um processo e evitar a busca de culpados.

Como a OVE não tem sobreposição de assuntos e é comandada por sugestões, como todos os participantes têm a mesma importância e a participação de todos é em igualdade de direitos e diferentes obrigações os resultados virão paulatinamente. Certo é que será necessária a fidelidade à periodicidade, o comprometimento individual. O agendamento com antecedência, a divulgação no mural e por e-mail.

E para motivar, estimular compre uma caixa de bombons. Defina somente dois momentos para as pessoas ganharem bombons. Toda vez que derem uma sugestão e quando disserem algo que gere um sentimento de positividade nas pessoas. Quem irá dar o bombom? A pessoa que sentiu a energia motivadora da fala do outro. Às vezes alguém ganha muitos bombons ao mesmo tempo pelo que disse de valoroso. Pense nisso, mas pense agora!

Saulo Gouveia é consultor financeiro e organizacional, e atua oferecendo novos significados para viver as virtudes em abundância. Articulista de A Gazeta, escreve neste espaço aos domingos. saulogouveia@seubolso.com.br ou www.seubolso.com.br

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sexta, 19 de janeiro de 2018

00:00 - Judicialização da Saúde

00:00 - Judicialização da Saúde

00:00 - Murtinho, Maggi e os momentos

00:00 - Fatos da colonização

00:00 - O legado de 2014

Quinta, 18 de janeiro de 2018

12:47 - Lei de bloqueio do patrimônio

12:30 - O que é sucesso para você?

01:30 - Boas perspectivas para 2018

01:30 - Fethab, Fundeb e mais conversas

01:30 - Novas energias a cada dia


 ver todas as notícias
Cuiabá, Sexta, 19/01/2018
 

Facebook Instagram


Fogo Cruzado
titulo_jornal Sexta, 19/01/2018
B4342464d885d68375f74fddbcec4a71 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

A Prefeitura de Cuiabá voltará a aplicar multas por videomonitoramento. Qual é a sua opinião sobre isso?




Logo_classifacil









Loja Virtual