Hipocrisia, ignorância ou má-fé | Gazeta Digital

Sábado, 03 de março de 2018, 00h00

Hipocrisia, ignorância ou má-fé

Jairo Pitolé Sant"Ana


Há indícios (que não cheguem a evidências) de que o país caminha para a irracionalidade, seja pela via da hipocrisia, da ignorância ou da má-fé. O marco foi a onda de censura às artes, iniciada em setembro do ano passado. Primeiro, contra a exposição Queermuseu, em Porto Alegre, acusada de pedofilia, zoofilia e heresia; logo em seguida, contra uma performance no Museu de Arte Moderna (MAM), em São Paulo; e, em outubro, contra uma exposição de artes plásticas, em Belo Horizonte.

Todos os eventos foram em locais fechados, como uma sessão de cinema, uma peça de teatro ou como assistir filmes em casa, inclusive pornôs, oferecidos por uma infinidade de canais pagos. Resumo: vai ou assiste quem quer ou pode ir. Nada compulsório.

Semana passada, a paranoia extrapolou, quase se transformando em comédia, não fosse a tragédia por trás do acontecido. Um dos principais pesquisadores sobre entorpecentes do país, aos 87 anos, com dificuldade em se locomover por estar com câncer na bexiga e na próstata, foi obrigado a depor em um inquérito onde é investigado por apologia ao crime.

Professor da Universidade Federal de São Paulo e estudioso faz seis décadas dos efeitos das drogas, em especial o uso medicinal da maconha, Elisaldo Carlini presidiu a comissão organizadora do 5º Simpósio Internacional Maconha Outros Saberes, realizado em São Paulo em maio passado. Pequeno detalhe: estava doente e não compareceu.

O evento chegou ao conhecimento da justiça, por causa do convite feito a um representante da religião Rastafari, condenado por tráfico de drogas, que também não compareceu porque a Justiça não o liberou. Resumo da ópera: muito barulho por nada.

Mais uma: o ministro da Educação questionou na Justiça sobre uma disciplina do curso de Ciências Políticas da UnB (Universidade de Brasília), chamada "O Golpe de 2016 e o futuro da democracia".

O ministro tem todo direito de não gostar do título da disciplina, mas, apesar do cargo, não pode sobrepor o interesse individual ao coletivo. Sobretudo, ao preceito constitucional da liberdade de expressão, conforme disposto no inciso IX do artigo 5º da Constituição Brasileira: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença".

Jairo Pitolé Sant"Ana é jornalista em Cuiabá. Sócio da Coxipó Assessoria de Imprensa. E-mail:coxipoassessoria@gmail.com

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Segunda, 18 de junho de 2018

00:00 - Todos contra os canudinhos

00:00 - Organização e burocratização

00:00 - A logística na Copa do Mundo

00:00 - Diversidade não é clichê

00:00 - Pai pobre, filho pobre

Domingo, 17 de junho de 2018

00:00 - Olhar tacanho

00:00 - Carne bovina, um rio de água?

00:00 - Conduções coercitivas

00:00 - O status é inimigo do bem-viver

00:00 - Violência cibernética e real


 ver todas as notícias
Cuiabá, Segunda, 18/06/2018
 

Facebook Instagram

Fogo Cruzado
titulo_jornal Segunda, 18/06/2018
4e47432e5d7c10f8cc440c97a233c10f anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Reino Unido firma pacto com empresas para reduzir uso de plástico e poluição




Logo_classifacil









Loja Virtual