O Uber da medicina | Gazeta Digital

Domingo, 04 de março de 2018, 00h00

Editorial

O Uber da medicina

Da Editoria


Desde que surgiu na vida do ser humano, a entrega em domicílio (ou delivery) é o sinônimo maior da comodidade. Faz valer a máxima que diz que se Maomé não vai à montanha, a mesma irá até ele. De pizzas a medicamentos, o serviço agora entrega também tratamento em saúde com o surgimento do Uber da medicina. Apesar de ainda ser pouco conhecido, já existe há três anos no Brasil com pelo menos três aplicativos em funcionamento e com números que não se pode desprezar: o aplicativo mais antigo detém a maior fatia de mercado, estando presente em mais de 160 cidades e em todas as capitais do país, com 2.750 médicos cadastrados. São cerca de mil atendimentos mensais que se restringem às consultas eletivas, ou seja, aquelas com horário agendado e que não são de urgência.

Apesar disso, apenas na última semana foi publicada pelo Conselho Federal de Medicina a resolução normativa que regulamenta esse tipo de atendimento médico. O documento traz uma série de normas e regras que devem ser seguidas pelo cidadão para garantir a seriedade e qualidade do serviço. As exigências vão desde a certificação da especialidade de cada médico cadastrado na presença de um diretor-técnico médico, passando pelo arquivo on-line do prontuário de cada paciente.

Não se pode negar que a chegada do médico em casa, requisitada após alguns toques no smartphone, é uma comodidade e tanto visto que, hoje em dia, a espera por uma consulta pode levar meses. E quando esse dia finalmente chega, não é raro o paciente tomar um "chá de cadeira" antes de ter, com o médico, uma conversa de poucos minutos, seguida de um extenso pedido de exames e um breve aperto de mãos para encerrar o breve encontro.

Pode ser que o Uber da medicina recupere um costume antigo, o do médico da família, que ia até a casa do paciente e, com ele, tinha uma longa conversa que mostrava os caminhos para um diagnóstico mais preciso, compreendido além dos sintomas físicos. Este é um hábito que ficou para trás e deu lugar às consultas apressadas, distantes, que olham a consequência em detrimento da causa. Há, obviamente, as exceções.

Em tempos em que não se pode contar com o serviço público de saúde, um direito do cidadão há muito sucateado, o Uber da medicina é bem-vindo desde que todas as regras estejam bem claras. Isso posto, vale ressaltar que o serviço é pago, o valor anunciado antes da contratação e não é permitida a publicidade com vistas a promoções e semelhantes e, tampouco, o ranqueamento dos profissionais prestadores do serviço para evitar a comercialização da prática profissional.

Como em todas as áreas, o Uber da medicina não é o serviço perfeito e não resolverá os problemas da saúde no Brasil. Se beneficiará dele apenas quem pode pagar pela consulta. Não é possível, no entanto, frear os avanços da tecnologia, bem como as facilidades e comodidades que ela vem trazer ao ser humano. Esse é um movimento contínuo e inevitável. Caberá à sociedade saber tirar dessa ferramenta o melhor proveito e aos órgãos fiscalizadores a atenção constante para que os critérios sejam atendidos e o exercício ético da medicina seja preservado. Sendo assim, tanto médico quanto paciente, só têm a ganhar.

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sábado, 23 de junho de 2018

00:00 - Creio em outubro

00:00 - Trapalhada bilionária

00:00 - Economia inclusiva

00:00 - Dois assuntos

00:00 - Fome e desperdício

Sexta, 22 de junho de 2018

00:00 - Desligue o piloto automático

00:00 - Envelhecimento, um grande desafio

00:00 - Temer está quebrando o Brasil

00:00 - Trajetória histórica dos Irantxe

00:00 - Dias de luta e dias de festa


 ver todas as notícias
Cuiabá, Sábado, 23/06/2018
 

Facebook Instagram


Fogo Cruzado
titulo_jornal Sábado, 23/06/2018
00cd1afd8757c6b9bf1a877a182fcfcc anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

O que os eleitores vão depositar nas urnas em outubro?




Logo_classifacil









Loja Virtual