Como internalizar novos hábitos | Gazeta Digital

Segunda, 05 de março de 2018, 00h00

Como internalizar novos hábitos

Luiz Vicente Dorileo da Silva


Até pouco tempo atrás acreditava-se que para automatizar e modificar um hábito existia um número mágico de 21 dias. Entretanto, um estudo recente de Jane Wardle, professora do University College de Londres, que foi publicado na revista europeia de psicologia social afirma que, para que uma nova atividade ou objetivo se torne automático, ou seja, comece a fazer coisas que antes não eram de costume e não precise dispender energia e ter força de vontade, precisamos de 66 dias.

É claro que vai depender do objetivo. Se for uma coisa simples, como beber água antes do café da manhã, pode levar 20 dias. Implementar uma nova técnica de vendas ou fazer exercícios físicos pode levar 80 dias. O número de dias é relativo. O importante é que somos capazes de modificar velhos hábitos. Depende de fatores como perseverança, mentalidade, interesse, insistência e outras variáveis. Mas, na média, a mudança ocorre em torno de dois meses e pouco.

Fica claro que, para mudar um hábito, é preciso que você saia da sua zona de conforto. Será preciso que você esteja disposto e aberto a entender que vai levar um certo tempo até que os resultados apareçam. Além disso, pode ser que alguma das suas estratégias funcionem e outras precisem de adaptações, mas é preciso implementar e não desistir antes do tempo.

Isso é importante porque a maior parte das pessoas acha que, no começo da mudança, a resistência é alta e depois conforme vão passando os dias, ela vai diminuindo. Mas não é assim que acontece. Na verdade, no começo do processo você tem uma certa resistência, mas, ela não é alta, mas sim, baixa. Isso ocorre porque no início do processo você sabe que está fazendo alguma coisa que será boa para você, então você está empolgado e motivado.

Mas essa motivação toda vai diminuindo com o passar do tempo, por volta do 10 dias após o início da mudança e a resistência aumenta e começam a aparecer na sua mente todos os tipos de desculpas para te convencer a parar. Essa resistência tem seu auge entre o 12º ao 16º dia após o início do processo. E depois, lá pelo 20º dia, a resistência volta a diminuir, pois sua mente entende que realmente você está abandonando seu antigo hábito e internalizando um novo.

Muitas pessoas criam uma expectativa de que, com o passar dos dias, era para ficar mais fácil e não mais difícil e, por isso, desistem antes do tempo. A partir do momento em que fica difícil e a resistência está no auge, elas acabam tendo a falsa impressão de que algo não está dando certo e que, talvez, aquele novo hábito não era para ela. Param sem saber que, se mantivessem a atividade mais um pouco, iriam conseguir.

Ao começarmos um novo hábito, temos que entender que o resultado demora a aparecer. Ele precisa ser internalizado, precisa substituir o anterior para você estabelecer uma nova rotina e seus resultados apareçam. Será preciso superar a resistência da sua mente, por isso, disciplina, determinação e persistência fazem a diferença.

Luiz Vicente Dorileo da Silva "SHIPU", palestrante, consultor formado em administração com MBA Executivo Internacional e especialista em Marketing. shipumt@hotmail.com

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