O juiz detergente | Gazeta Digital

Quarta, 11 de julho de 2018, 00h00

Heródoto Barbeiro

O juiz detergente

Heródoto Barbeiro


Ele não foi o primeiro a ser considerado incorruptível. Afinal um juiz tem poder para interferir em muitos assuntos públicos, da libertação de um preso a uma tentativa dos bancos formarem um cartel para dominar o mercado e impor taxas de juros escorchantes.

Sua imagem estava mais associada ao bom senso, à coragem de enfrentar os adversários, mesmo os que se encastelavam no poder judiciário e nem todos os juízes podiam mostrar publicamente que não estavam a serviço desde ou daquele poderoso.

Não admitia os chamados jocosamente de "embargos auriculares", ou seja quando as poderosas e riquíssimas bancas de advogados o pressionavam para que analisasse os casos sub judice com a ótica dos contratantes dos seus serviços. Não era fácil resistir às pressões.

Sua nomeação foi confirmada pelo senado, como manda a constituição, mas a sabatina, não foi uma ação entre amigos, nem um happy hour oferecido no final da tarde na capital, como tantos outros juízes da suprema corte tinham patrocinado. O resultado foi não foi folgado, 22 senadores votaram contra sua indicação pelo presidente que também saiu chamuscado do episódio. Tudo foi acompanhado e retratado pela imprensa.

A mídia ganhou musculatura com jornais que atingiam milhões de leitores. As ações do juiz, ora eram duramente criticadas, ora exaltadas como de grande sabedoria e coragem. As críticas eram dirigidas diretamente a ele e amplificadas pelos partidos políticos e associações de toda ordem. Para o bem o para o mal ganhou notoriedade.

Boa parte da população nunca tinha ouvido falar no seu nome e nem tinha ideia o que fazia um juiz na suprema corte, mas o fato é que tornou-se conhecido em todo o pais, convidado para palestras em universidades, cursos nas faculdades de direito, aulas magnas em grandes eventos culturais. Nem uma coisa nem outra mexeram com o seu ego.

Recusou-se a se tornar uma celebridade ainda que sua foto e frases aparecessem em diversas publicações populares. Ainda que sob uma chuva de críticas saiu em defesa da liberdade de expressão. Separou de uma forma clara o jornalismo da publicidade. Dizia que além de exigir da mídia a busca da isenção, era possível se afastar dela quando o público julgasse que não estava sendo equilibrada.

Parar de comprar um jornal, uma revista, ou desligar os aparelhos eram as armas que qualquer cidadão tinha ao alcance da mão e poderia usar quando bem entendesse. Ninguém era obrigado a se submeter às opiniões e críticas dos jornalistas. Havia que se preservar a pluralidade das versões.

Um juiz sempre foi respeitado pela sociedade. Concordando ou não com as suas decisões, o judiciário encontrou um nicho importante para a sua atuação na democracia. Era um dos contrapesos que atuava entre as disputas no Congresso ou mesmo quando havia choque entre os poderes executivo e legislativo. Ser indicado pelo presidente de plantão de forma alguma vinculava o magistrado aos interesses do governo ou do partido político que estava no poder.

s portas do tribunal estavam fechadas para a charlatanice e as jogadas de bastidores que nem sempre a população tinha conhecimento. Sob essa ótica e até mesmo contra a vontade do seu próprio partido, o presidente Woodrow Wilson, nomeou Louis Brandeis para a Suprema Corte. O juiz atuou em muitas ações e buscava sempre o que chamava de justiça social.

Quando era um advogado aproximou-se dos sindicatos e desenvolveu uma série de trabalhos pelos quais nada cobrava, defendendo trabalhadores. Apoiou abertamente as ações do programa de recuperação nacional desenvolvido sob a liderança de Franklin Roosevelt, o New Deal. Foi autor de uma série de frases famosas, mas nada superou uma que pode ser aplicada em qualquer parte do mundo, seja em que idioma for : "A luz do sol é o melhor detergente.".

Heródoto Barbeiro, jornalista, editor chefe, âncora do Jornal da Record News em multiplataforma

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Quarta, 04 de julho de 2018

00:00 - Faraós embalsamados

Quarta, 23 de maio de 2018

00:00 - O velho bruxo

Quarta, 04 de abril de 2018

00:00 - Antigo nacionalismo

Quarta, 28 de março de 2018

00:00 - Ladeira abaixo


// leia também

Terça, 17 de julho de 2018

11:59 - Cuidados na compra de imóveis na planta

09:00 - Crescimento das mamas em homens pode ser tratado sem cirurgia

00:00 - País sem infraestrutura para a 5G

00:00 - Voto consciente

00:00 - Ética no ambiente corporativo

00:00 - Confiança e o futuro

00:00 - Cavernas nossas de cada dia

Segunda, 16 de julho de 2018

17:48 - A ameaça do 'não voto'

17:10 - ICMS sobre o WhatSApp

00:00 - Terra de ninguém


 ver todas as notícias
Cuiabá, Terça, 17/07/2018
 

Facebook Instagram

Fogo Cruzado
titulo_jornal Terça, 17/07/2018
B3fcf61667c84b61119bf5837cdaaf38 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

A apreensão de material do jogo do bicho e a liberdade de Arcanjo têm alguma ligação?




Logo_classifacil









Loja Virtual