Quinta, 12 de abril de 2018, 15h53
Brigar pode ser legal
Famosa 'DR' para resolver os conflitos faz bem ao casamento, indica pesquisa
Clara Sangiorgio, Agência Health
Divulgação![]() |
Há pessoas que detestam discussões e acabam protelando a solução, ou como diz o ditado popular, “jogam a sujeira para debaixo do tapete”. Por outro lado, há pessoas que querem resolver o problema na hora, mesmo que para isso seja preciso brigar ou discutir. Se você tem o segundo perfil, a boa notícia é que quem prefere negociar o conflito a adiar a discussão tem 10 vezes mais chance de ser feliz em um relacionamento amoroso.
Essa foi a conclusão de uma pesquisa de opinião feita nos Estados Unidos, em fevereiro deste ano. A pesquisa mostrou que os casais que brigam com maior frequência são mais felizes do que aqueles que evitam os conflitos.
Segundo a psicóloga Marina Simas de Lima, terapeuta de casal, família e cofundadora do Instituto do Casal, ao contrário do que se possa pensar, discutir não é um sinal de que o relacionamento está indo mal, mas sim de que ambos estão dispostos a conversar para resolver situações que, no futuro, podem se tornar problemas. “O sinal de alerta é maior quando o casal não está disposto a negociar e procurar uma solução para seus conflitos. Isso pode indicar que falta vontade e disposição para investir no relacionamento”.
O poder das palavras
Embora procurar solucionar os problemas da vida a dois seja importante, é preciso ter cuidado com o que se fala e de que maneira se fala. “Discussões saudáveis não têm espaço para comentários agressivos ou violentos. Partir para ofensas é um hábito que, em vez de colaborar para a construção de um relacionamento duradouro, acaba ferindo o/a parceiro (a) e provocando rachaduras na intimidade do casal”, comenta a psicóloga Denise Miranda de Figueiredo, terapeuta de casal, família e cofundadora do Instituto do Casal,
Para tornar discussões passos importantes na construção da intimidade e na solidez do relacionamento, é fundamental pensar antes de falar, pois as palavras são reflexo de nossos sentimentos e pensamentos. “Normalmente, não mensuramos o impacto que uma palavra pode ter. Quando falamos sem pensar, podemos ferir e ofender o outro de forma irreversível, ou ainda gerar mágoas que podem durar muito tempo”, dizem as especialistas.
Como melhorar a comunicação na vida a dois
“Os casais precisam estar atentos em como apresentam os problemas durante a discussão. Existem alguns vícios que as pessoas têm na hora de discutir, como interromper o outro ou até mesmo tentar vencer uma discussão em vez de procurar uma negociação boa para o casal. É importante estar atento a isso para melhorar a comunicação na vida a dois”, orienta Denise.
Divulgação![]() |
Veja abaixo algumas dicas das especialistas
• Estilo de comunicação - Procure conhecer o estilo de comunicação de seu (sua) parceiro (a) e tenha consciência de qual é o seu. Cada um tem um jeito de se expressar, especialmente durante discussões. Saber qual é a sua própria tendência colabora para tornar suas ideias mais claras.
• Clareza - Antes de começar uma discussão, tenha clareza sobre o que vai dizer. Discussões proveitosas são as que têm um objetivo claro. Expressar ideias com clareza é um aspecto importante para deixar os conflitos mais saudáveis.
• Empatia - Entenda as necessidades do outro ou ainda do que o (a) parceiro (a) precisa para se sentir seguro (a). Todas as pessoas têm necessidades emocionais que precisam ser atendidas para que o relacionamento continue a funcionar. Alguns precisam de contato físico, por exemplo, enquanto outros precisam de palavras positivas e elogios. Conhecer a necessidade do outro ajuda a colocar um fim em brigas e discussões de uma maneira saudável.
• Respeito - Priorize respeito, o carinho e valide os sentimentos e frustrações do outro. Reconhecer os sentimentos da outra pessoa é uma parte importante de uma discussão evoluída. “Esse exercício também ajuda a manter o respeito. Reconhecer um sentimento de frustração ou de tristeza em outra pessoa colabora para que o casal trabalhe junto para solucionar problemas”, explica Marina. Responder com respeito e carinho também demonstra que, apesar dos problemas, o amor ainda está acima de tudo.
• Meça suas palavras - Pratique o autocontrole, respire fundo. Busque dizer a si mesmo o que diria ao outro. Evite criticar o outro. Pratique a escuta ativa. Use palavras amáveis, que possam construir e não destruir ou acarretar em mágoas ou em mais conflitos.
“Como dizia o poeta Victor Hugo, “as palavras têm a leveza do vento e a força da tempestade”, portanto, o casal precisa investir para melhorar a comunicação, principalmente nos momentos de conflito”, concluem Marina e Denise.
Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram
// matérias relacionadas
16:24 - Descobri que meu parceiro está em um aplicativo de paquera. E agora?
11:25 - Meditação - Sair do 'piloto automático' e buscar a paz interior
17:59 - 'Vou beijar-te agora não me leve a mal...' Amor no Carnaval sobrevive?
10:02 - Casais que trabalham juntos são mais felizes, conclui pesquisa feita no Brasil
17:17 - Descobri que fui traído (a) e agora só penso em me vingar, 'dando o troco'
17:58 - Tratar vício em videogame como distúrbio vai estimular política pública
21:05 - Dicas para viajar de avião com criança e disfarçar medo e preocupação no ar
15:41 - Sentir culpa todo o tempo é sintoma de quadro de depressão ou ansiedade
16:02 - Especialistas são 9 dicas para gerenciar conflitos no casamento
22:09 - Psicóloga investiga o que leva pessoas de 30 anos a buscarem mudanças de vida
// leia também
10:10 - Westworld vira um jogo de gato e rato
16:08 - Moisés Martins é homenageado em documentário lançado nesta sexta-feira
11:57 - Documentário 'Auto de Resistência' mostra a violência policial no Rio
11:28 - Perdidos no Espaço retorna pela Netflix
10:32 - Rampage - Destruição Total
11:16 - Jeito cuiabano dá vida a personagens que mantêm viva a tradição cultural
10:03 - O movimento presente em Pantera Negra
07:00 - Munhoz e Mariano, Luan Santana e Só Pra Contrariar agitam Cuiabá
12:36 - Nada a Perder estreia em mais de mil salas e emociona público
07:55 - Confira as principais atrações e eventos para o feriado prolongado
ver todas as notícias
Juiz deixa ação contra réus por golpes milionários
selma na estrada
Juíza faz palestras e campanha pelo interior
vai e volta
Nomeação de vereador por engano é anulada
show de horrores
Vídeos mostram pancadaria em Câmara de vereadores


Proposta sugere que presos ainda não condenados tenham prisão substituída por atividades escolares
