Quinta, 22 de janeiro de 2009, 03h00

SEM DÚVIDA

Brotoejas aumentam com calor e umidade

Elaine Perassoli  / Da Redação


Brotoeja é um incômodo resultante das altas temperaturas. Em Cuiabá é comum durante todo o ano, mas entre os meses de novembro e março incomodam ainda mais por causa do calor sempre acima dos 40 graus. Esta é a principal alergia do verão. Chamada pelos médicos de miliária é uma erupção cutânea que afeta bebês, crianças e até mesmo os adultos. É causada pelo suor profuso, aliado às glândulas sudoríparas obstruídas e inflamadas. Devido à isso, o suor não chega à superfície da pele, ficando retido e causando irritação, freqüentemente com coceira.

A dermatologista Juliana Caramori Dallastra Ricci explica que a brotoeja é comum após a exposição ao sol, especialmente em dias quentes e úmidos ou como resultado de calor excessivo proveniente do excesso de roupas ou de um ambiente superaquecido. A erupção cutânea é caracterizada por áreas vermelhas, com pequenas vesículas no centro e pode aparecer no rosto, pescoço, ombro, barriga ou peito. O pior é que normalmente coçar e pinicar, causando incomodo.

É normal os pais pensarem que a sensação térmica dos bebês é diferente dos adultos e assim acabam exagerando no agasalho. Na opinião de Juliana, no verão o ideal é usar roupas leves de algodão e evitar as sintéticas. Outra dica é ingerir bastante líquido, de preferência água de coco e chás. "Os refrigerantes e bebidas alcóolicas devem ser evitados. Já os sucos mais indicados são os naturais".

Ambientes arejados com muita circulação de ar também ajudam a evitar as brotoejas. Juliana aconselha ainda a hidratação constante da pele, tanto dos bebes, como das crianças ou dos adultos. A sugestão é que se procure um dermatologista para que ele indique o tipo de hidratante mais adequado à pele do paciente.

Em função das altas temperaturas, é normal os cuiabanos aumentar o número de banhos. A dermatologista diz que sabonete só deve ser usado uma vez por dia e a água deve ser fria ou morna. Nunca quente. "Não pode esquecer de hidratar a pele após cada banho".

Assim como em outras doenças, os pais devem evitar a automedicação porquê há outras enfermidades causadas por fungos que tem os mesmos sintomas. "A melhor coisa é procurar um dermatologista".

Uma receita caseira que pode amenizar o incomodo das brotoejas é o banho de aveia. Ajuda a refrescar e aliviar a coceira. Seque a pele com tapinhas suaves e não com esfregões vigorosos. Não aplique qualquer loção ou pomada perfumada. Podem piorar a situação. Sempre que possível, evite que as crianças façam atividades que façam suar. Outra dica caseira é evitar os doces e alimentos gorduroso enquanto houver erupções pelo corpo.



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Quarta, 05 de março de 2014

10:59 - Veja dicas para curar a indesejada ressaca pós-Carnaval

Quarta, 26 de fevereiro de 2014

12:54 - Vinagre de maçã emagrece e previne diabetes

Sábado, 15 de fevereiro de 2014

12:02 - Acabe com a moleza provocada pelos dias quentes

11:20 - Descubra o motivo da queda de cabelo

11:09 - Pipoca proporciona saciedade e tem ação antioxidante

10:47 - Cerveja ajuda a manter a barriga chapada

Quinta, 13 de fevereiro de 2014

09:33 - Conheça os benefícios da soja na alimentação

Quarta, 12 de fevereiro de 2014

09:31 - Estudo mostra que todo mundo vai encontrar o grande amor

Quarta, 05 de fevereiro de 2014

11:37 - Ômega 3 é aliado do cérebro e do coração

Segunda, 03 de fevereiro de 2014

11:08 - Estresse prejudica a memória e metabolismo


 ver todas as notícias
Domingo, 23/11/2014
 

ao vivo
Carregando o player...

Fogo Cruzado
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • rss
Rádios ao Vivo
  • cbn
  • cbn
Destaques TV Record
ao vivo
Enquete

O que deve ser feito para diminuir a corrupção no Brasil?


Logo_classifacil