Amizade entre homem e cão é um campo fértil | Gazeta Digital

Segunda, 24 de setembro de 2007, 03h00

Livros

Amizade entre homem e cão é um campo fértil

Raquel Ferreira  / Da Redação


Os mais variados tipos de amor são com frequência tema de livros e filmes. Nos últimos tempos a afeição pelos animais de estimação tem aflorado nos autores a idéia de escrever sobre o assunto e as publicações têm virado best-sellers. Nada mais justo. Afinal, o melhor amigo do homem também merece homenagens.

Depois do famoso e comovente Marley & Eu: a Vida e o Amor ao Lado do Pior Cão do Mundo, do jornalista norte-americano, John Grogan (que já rendeu inclusive uma versão para crianças, lançada recentemente), chega a vez do brasileiro Fábio Lamachia contar as aventuras reais do seu labrador preto, em Meu Chapa, que estará nas livrarias do Brasil ainda este mês.

O sucesso destas publicações é um reflexo da representatividade dos animais na vida das pessoas, que mesmo no corre-corre diário encontram tempo para fazer um carinho e dar atenção aos pets e têm como certa a retribuição comum aos animais, principalmente os cachorros.

A relação entre homens e animais é antiga e nas casas sempre houve espaço para cães, gatos, peixes, periquitos e até moradores mais exóticos como iguanas e ratos. Porém, o animal mais fiel de todos sempre foi o cão. Segundo a especialista Patricia McConnell, que escreveu Cães são de Marte Donos são de Vênus, a amizade entre homens e cães é uma ligação puramente emocional.

Meu Chapa é uma obra especial que conta como o "terrível" labrador Chapa influenciou a vida do seu dono, o autor do livro. A publicação narra a história de dupla desde o primeiro encontro - quando o cachorro era apenas um filhote -, até o nascimento da pequena Lorena, filha de Fábio com a esposa, Jenny, uma sueca aventureira. Vale destacar que o casal se conheceu por intermédio do Chapa, que agiu como um "cão-cupido".

A idéia de relatar as aventuras da família foi de Jenny. "Quem motivou foi minha esposa. Ela me falou que tinha muita coisa legal sobre o cachorro que poderia ser contada. É uma homenagem ao cachorro, mas contando a nossa história", revela Fábio.

Ele conta que estava insatisfeito com a agitação de São Paulo e resolveu ir morar na Chapada Diamantina, na Bahia. O autor já havia escrito outros dois livros relatando a época em que viveu em um garimpo de esmeraldas, também na Bahia, e tinha vontade de morar na cidade baiana por onde sempre passava de carro, mas nunca tinha conhecido direito.

Na bagagem ele levou uma prancha como moeda de troca na aquisição de um cachorro que um cachorro que faria companhia na nova trajetória. Em Camaçari (BA) ele encontrou o amigo canino em meio a uma ninhada de filhotes. Só não imaginava que Chapa seria um arteiro que chegou a ser atropelado por uma balsa, caiu da cachoeira e constantemente invadia a casa de conhecidos (e desconhecidos) pulando na piscina e fazendo a maior bagunça.

É na companhia desse bicho desengonçado e trapalhão que Fábio começa sua aventura rumo à felicidade e ao autoconhecimento. É Chapa o amigo constante que o jogará nos braços de Jenny, uma arquiteta. É aí que começa outra história. Ela abandona tudo para seguir o namorado que seria então o pai de sua filha.

São quatro anos e meio (coincidentemente a idade do Chapa) de muita aventura, diversão e viagens. O labrador preto foi responsável pela mudança de Fábio da tão sonhada Chapada Diamantina, além de viagens por 15 estados brasileiros. "Mudei da cidade porque era muito quente e ele (Chapa) sofria muito com o calor".

O grande amigo ganhou ainda mais um companheiro, o Farofa, quando estava de passagem pelo Rio Grande do Norte. "Saíamos para trabalhar e o Chapa ficava sozinho. Um dia levamos ele para o serviço e uma pessoa o viu e falou de uma ninhada de labradores amarelos. Então resolvemos arrumar um amigo para ele".

O livro, que diverte e comove, termina com o nascimento da filha de casal, Lorena, em um sensível e emocionante capítulo sobre o amor.

Autor - Fábio é autor de três obras reais. O primeiro trabalho, Sonho Verde, assim como em Meu Chapa, conta a trajetória do escritor em busca de uma realização pessoal. A diferença é que na primeira obra os acontecimentos são de debaixo da terra, no interior de uma mina de esmeraldas.

Nas duas aventuras ele foi em busca de algo diferente da rotina estressante de uma cidade grande como São Paulo. Na Bahia, onde foi garimpar esmeraldas, a idéia era morar no alto de uma montanha maravilhosa e ganhar dinheiro com a extração de pedras preciosas.

Entre uma descida e outra para alcançar as minas (em cabos de aço num poço de 75 metros), Fábio percebeu que convivia com um povo totalmente ímpar e garante que essa foi a experiência que mais valeu na história. A partir daí passou a escrever os acontecimentos em um caderninho.

No livro Meu Chapa o destino também foi a Bahia para promover mais o meu livro Sonho Verde. Além das duas publicações já citadas, Fábio é autor de Pedras Preciosas do Brasil, em edição bilíngüe.

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Quinta, 09 de fevereiro de 2017

18:56 - Gato vira mestre-de-obras

Segunda, 06 de fevereiro de 2017

19:44 - Casal supera 6 abortos para realizar sonho

19:38 - Canadense é pego com 22 pepitas de ouro escondidas

Sábado, 04 de fevereiro de 2017

08:24 - Menino está se 'transformando em pedra'

Segunda, 30 de janeiro de 2017

15:40 - Confira os vencedores

Domingo, 29 de janeiro de 2017

08:35 - Frutos do Mar são grandes causadores de alergia no verão

Sexta, 27 de janeiro de 2017

10:07 - Criticas de cinema!

Quinta, 26 de janeiro de 2017

10:14 - Max Steel - O Filme

Terça, 24 de janeiro de 2017

09:49 - Star Wars - The Last Jedi

Segunda, 23 de janeiro de 2017

10:35 - Tom Jobim


 ver todas as notícias
Cuiabá, Quarta, 13/12/2017
 

Facebook Instagram


Fogo Cruzado
titulo_jornal Quarta, 13/12/2017
4d4ff3f31814f4dd069405738f837313 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Vereadores de Cuiabá criaram o 13º salário para si mesmos




Logo_classifacil









Loja Virtual