Concorrência | Gazeta Digital

Terça, 06 de março de 2018, 00h00

Concorrência


Outros fortes candidatos a terem os nomes incluídos no “condenômetro” mato-grossense são o ex-governador Silval Barbosa, em que pese seu acordo de delação premiada poder ser um fator atenuante às condenações e que o impeça de disputar com os líderes da lista, e o ex-secretário de Estado Pedro Nadaf, acusado em praticamente todas as fases da operação Sodoma.

Grampos

Há exatos 300 dias os mato-grossenses tomaram conhecimento do escândalo que mais tarde viria a ser conhecido como a “grampolândia pantaneira”. A contagem é a partir da data em que a visita ao Estado de um repórter do programa Fantástico, da Rede Globo, foi descoberta por veículos de comunicação locais. A reportagem produzida por ele e que revelou o esquema foi ao ar três dias depois.

Saindo para ficar

Na lista dos aliados mais fiéis ao governador Pedro Taques (PSDB), o deputado estadual Gilmar Fabris, hoje filiado ao PSD, vem estreitando diálogo com o Democratas para retornar para a legenda. Entre os motivos estaria a hipótese, cada dia mais forte nos bastidores da política, de que, quando chegar a hora de decidir de que lado ficar, o vice-governador Carlos Fávaro vai romper com a gestão tucana e lançar o partido num projeto de oposição.

Escolha errada

Mas se a ideia é continuar com o governador, Fabris pode estar dialogando com o partido errado. O Democratas vem demonstrando cada dia mais estar mais para o lado dos opositores do que dos aliados de Pedro Taques. Principal liderança da legenda, Jayme Campos fala até em uma eventual candidatura dele próprio ao governo. Isso sem falar em Mauro Mendes, preferido por muitos ao cargo de chefe do Executivo, e que está de malas prontas para se filiar ao DEM.

Condenômetro

Depois de três anos de intensas operações policiais de combate à corrupção e incontáveis processos contra uma dezena de políticos, os Ministérios Públicos Estadual e Federal bem que poderiam criar um “condenômetro” para registrar os efeitos práticos do trabalho realizado. Na disputa pela liderança do ranking, até agora, estão Eder Moraes e José Riva, ambos com três condenações.

Topo do ranking

Eder Moraes, no entanto, ganha disparado de José Riva quando são somadas as penas de cada um. São quase 80 anos de prisão para o ex-secretário, contra aproximadamente 70 anos para o ex-presidente da Assembleia Legislativa. Lembrando que as oito décadas de Eder correspondem a apenas duas condenações. A terceira, datada do último dia 15, ainda não teve a dosimetria da pena divulgada.

Que situação

Em entrevista ao programa Conexão Poder, no final de semana, o procurador-geral de Justiça, Mauro Curvo, reconheceu que quando chove na Capital, chove (literalmente) dentro do prédio sede do Ministério Público e que, devido aos problemas financeiros que, segundo o governo do Estado, impedem o pagamento em dia das parcelas do duodécimo, não há dinheiro em caixa para fazer os reparos necessários no telhado. A situação já foi filmada e o vídeo estaria circulando pelo WhatsApp. Segundo Curvo, a prioridade do órgão hoje é pagar salários e as contas mais essenciais. Isso porque o MP ainda pode se dar ao luxo de aceitar a proposta do Executivo de reter 20% da verba destinada a seu custeio até maio. Agora imagine a situação da Defensoria Pública, cujo orçamento é o menor de todas as instituições e Poderes de Mato Grosso.
 

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sábado, 23 de junho de 2018

00:00 - Memória

Sexta, 22 de junho de 2018

00:00 - De novo não!

Quinta, 21 de junho de 2018

00:00 - Hashtag chateado

Quarta, 20 de junho de 2018

00:00 - Surpresa!

Terça, 19 de junho de 2018

00:00 - Defesa nova

Segunda, 18 de junho de 2018

00:00 - Corporativismo

Domingo, 17 de junho de 2018

00:00 - Traição

Sábado, 16 de junho de 2018

00:00 - Delação à vista?

Sexta, 15 de junho de 2018

00:00 - Aprovação...

Quinta, 14 de junho de 2018

00:00 - Só faltava essa


 veja mais
Cuiabá, Sábado, 23/06/2018
 

Facebook Instagram


Fogo Cruzado
titulo_jornal Sábado, 23/06/2018
00cd1afd8757c6b9bf1a877a182fcfcc anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

O que os eleitores vão depositar nas urnas em outubro?




Logo_classifacil









Loja Virtual