Sexta, 17 de agosto de 2012, 10h30

SAÚDE ALERTA

Campanha de atualização do cartão de vacina é amanhã

Redação do GD


Neste sábado (18) começa a campanha de atualização do cartão de vacina. A campanha segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso,  pretende avaliar criteriosamente as cadernetas de saúde da criança e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação. O intensivo vai até o dia 24 de agosto e tem como meta a comprovação de que 99% das crianças menores de 5 anos de idade tenham o cartão de vacinação em dia.

Os pais devem levar seus filhos aos postos de vacinação acompanhados da caderneta de vacinação para verificar se esta em dia. As crianças que estiverem com o cartão em conformidade, não receberão qualquer vacina, contudo é necessário que a verificação seja feita nos postos especializados por profissionais capacitados.

Muitas mães iniciam o esquema vacinal e não concluem achando que o filho já esta protegido, entretanto algumas vacinas só conseguem garantir a proteção contra a doença que foi produzida depois de três doses e um reforço. Portanto é necessário que os pais observem no cartão da criança as datas de agendamento para a próxima vacina e compareçam na unidade de saúde.

Mudanças

A vacina Pentavalente vai substituir a Tetravalente ou seja, em uma só vacina as crianças estarão sendo protegidas contra a Difteria, Coqueluche, Tétano e Meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, e contra Hepatite B. A criança que anteriormente era imunizada contra a Hepatite B em separado agora recebe uma dose contra Hepatite B ao nascer e as demais junto com a pentavalente.

Já no caso da VIP (vacina injetável contra a Poliomielite), a criança que começar a vacinação de rotina em Agosto (ou seja, aos dois meses de idade), iniciará o esquema vacinal com a VIP. Aos 4 meses, quando for receber a segunda dose da Pólio também receberá uma dose da VIP. Aos seis meses a terceira e o reforço aos 15 meses serão com a gotinha (VOP). Esta fase de mudança da VOP para a VIP foi definida em reunião internacional da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) onde o Brasil firmou um acordo de introduzir a vacina este ano pois a mesma já é utilizada nos países desenvolvidos e representa um avanço em termos de maior eficiência no processo de imunização da criança e redução dos possíveis efeitos adversos pós vacinais.

As vacinas disponibilizadas são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP). (Ascom SES)

Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta

 



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Segunda, 23 de janeiro de 2017

17:31 - Previsão de temporal para Mato Grosso

16:52 - Jornaleiro é enterrado no Cemitério Bom Jesus

15:05 - Aprovados em concurso temem não convocação

12:27 - Morre servidora picada por cobra em Sinop

12:18 - PM é qualificada para prender e não matar

09:44 - Unic é apontada como exemplo de fraudes ao Fies

08:30 - Reincidência dos que usam tornozeleiras chega a 30%

Domingo, 22 de janeiro de 2017

21:28 - Mãe e filha são enterradas em Juína

10:42 - Sancionadas leis de proteção a vítimas de violência

09:27 - Insegurança levanta discussão sobre armamento


 veja mais
Cuiabá, Segunda, 23/01/2017
 

WhatsApp


Fogo Cruzado waze

titulo_jornal Segunda, 23/01/2017
5f4243f2e4be2dc35f9656734e496633 anteriores




Rádios ao vivo
  • cbn
  • cbn
Indicadores Financeiros
Dólar Comercial 3,1632 -0,57%
Ouro - BM&F (à vista) 123,00 -0,4%
+ veja mais
Mercado Agropecuário
Boi Gordo @ 131,00
Soja - saca 60 kg 67,50
+ veja mais
Mais Lidas Enquete

Você acha necessária a criação de uma força nacional de segurança apenas para atuar dentro dos presídios?



Logo_classifacil