Campanha de atualização do cartão de vacina é amanhã | Gazeta Digital

Sexta, 17 de agosto de 2012, 10h30

SAÚDE ALERTA

Campanha de atualização do cartão de vacina é amanhã

Redação do GD


Neste sábado (18) começa a campanha de atualização do cartão de vacina. A campanha segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso,  pretende avaliar criteriosamente as cadernetas de saúde da criança e atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação. O intensivo vai até o dia 24 de agosto e tem como meta a comprovação de que 99% das crianças menores de 5 anos de idade tenham o cartão de vacinação em dia.

Os pais devem levar seus filhos aos postos de vacinação acompanhados da caderneta de vacinação para verificar se esta em dia. As crianças que estiverem com o cartão em conformidade, não receberão qualquer vacina, contudo é necessário que a verificação seja feita nos postos especializados por profissionais capacitados.

Muitas mães iniciam o esquema vacinal e não concluem achando que o filho já esta protegido, entretanto algumas vacinas só conseguem garantir a proteção contra a doença que foi produzida depois de três doses e um reforço. Portanto é necessário que os pais observem no cartão da criança as datas de agendamento para a próxima vacina e compareçam na unidade de saúde.

Mudanças

A vacina Pentavalente vai substituir a Tetravalente ou seja, em uma só vacina as crianças estarão sendo protegidas contra a Difteria, Coqueluche, Tétano e Meningites causada pelo Haemóphilus Influenzae, e contra Hepatite B. A criança que anteriormente era imunizada contra a Hepatite B em separado agora recebe uma dose contra Hepatite B ao nascer e as demais junto com a pentavalente.

Já no caso da VIP (vacina injetável contra a Poliomielite), a criança que começar a vacinação de rotina em Agosto (ou seja, aos dois meses de idade), iniciará o esquema vacinal com a VIP. Aos 4 meses, quando for receber a segunda dose da Pólio também receberá uma dose da VIP. Aos seis meses a terceira e o reforço aos 15 meses serão com a gotinha (VOP). Esta fase de mudança da VOP para a VIP foi definida em reunião internacional da OPAS (Organização Panamericana de Saúde) onde o Brasil firmou um acordo de introduzir a vacina este ano pois a mesma já é utilizada nos países desenvolvidos e representa um avanço em termos de maior eficiência no processo de imunização da criança e redução dos possíveis efeitos adversos pós vacinais.

As vacinas disponibilizadas são: Hepatite B, Rotavírus, Pentavalente, Pólio Inativa (VIP ou Salk), Febre Amarela, Tríplice Viral, Pneumo 10 valente, Meningo C, Tríplice Bacteriana (DPT) e Pólio Oral (VOP). (Ascom SES)

Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta

 

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Segunda, 11 de dezembro de 2017

18:29 - Contribuintes já podem usufruir dos benefícios oferecidos pelo Mutirão Fiscal

16:51 - Oportunidade de contribuinte quitar débitos com o município vai até dia 20

15:15 - Prefeitura tem prazo de 60 dias para planejar arborização e acessibilidade

13:34 - Bombeiros tentam conter incêndio em terreno no Araés

10:14 - Complexo da Salgadeira será entregue à população até abril de 2018

10:05 - TRE realiza mutirão no Assentamento Sadia 3, em Várzea Grande

10:01 - Primeiro título 'honoris causa' da Unemat é concedido a Casaldáliga

10:00 - Buscas pelo avião e família desaparecidos completam 48 horas

09:50 - MPT destina R$ 170 mil para ampliação do Hospital Júlio Müller

09:22 - MPE ingressa com ação e requer abertura de Pronto Atendimento


 veja mais
Cuiabá, Segunda, 11/12/2017
 

Facebook Instagram

Fogo Cruzado
titulo_jornal Segunda, 11/12/2017
A93eb4c7313af4c52e31e9e52d3bdd37 anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Sobre o surgimento dos outsiders, pessoas influentes de fora da política, nas próximas eleições




Logo_classifacil









Loja Virtual