Quarta, 05 de dezembro de 2012, 19h12

NOVO CANGAÇO

Polícia de RO mata 3º bandido em confronto; 1 era foragido de MT

Welington Sabino, repórter do GD


Divulgação/Comando Regional 8
Policiais militares de Rondônia retirando o corpo de ladrão morto morto na mata após assalto

Um terceiro suspeito de envolvimento no assalto ao Banco do Brasil de Machadinho D’Oeste (RO), foi morto durante confronto com policiais daquele estado na manhã desta quarta-feira (05), restando apenas 2 bandidos encurralados em uma região de mata entre Machadinho e Ariquemes, cidades rondonienses. Outros 2 ladrões já haviam sido mortos na segunda-feira (03), dia do assalto na modalidade novo cangaço praticado durante a manhã e um deles, que usava nome falso de Ademir Alves de Andrade, 43, foi identificado como Edivalson Prospero de Souza, 44, conhecido por Piauí, fugitivo de Mato Grosso e também do Complexo Penitenciário Papuda, no Distrito Federal.

Ele já soma condenação de 80 anos de prisão pela acusação de chefiar quadrilhas de assaltantes a bancos no estilo novo cangaço, em vários estados brasileiros, entre eles, Mato Grosso e Rondônia. Outro morto foi a princípio, identificado pela Polícia Militar de Rondônia como sendo Anderson Maicon Anastácio da Costa, 28, mas a Polícia Civil de Mato Grosso após levantar informações junto à Polícia rondoniense informou se tratar de Valdir José dos Reis. O fato é que até o momento não há confirmação oficial sobre qual dos 2 nomes seria o verdadeiro, ou se ambos são falsos.

Quanto ao terceiro suspeito, morto na manhã desta quarta-feira, ainda não há identificação. Ele foi morto após trocar tiros com policiais que fazem barreira na região da RO-257, estrada estadual que liga os municípios de Machadinho D’Oeste de Ariquemes, no estado vizinho. De acordo com a policial militar Denise, de Machadinho, ele foi visto em uma região de mata e não obedeceu à ordem dos PMS para se entregar. De acordo com a policial, ele portava uma espingarda calibre 12 e atirou na direção dos policiais. Houve revide e o suspeito foi baleado no tórax e no rosto e socorrido ainda com vida e levado ao Pronto-Socorro de Machadinho D’Oeste onde não resistiu e morreu ainda pela manhã. Nenhum policial ficou ferido.

Divulgação/Comando Regional 8
Policiais trocaram tiros e mataram 3 ladrões de banco em Rondônia, sendo um de MT

Ainda de acordo com a policial Denise, são fortes as suspeitas e indícios de que ele seria um dos 5 bandidos que invadiram o banco na manhã de segunda-feira (03) espalhando o terror e fugindo com uma alta quantia em dinheiro e um grupo de funcionários do banco que foram feitos reféns. “Um dos reféns do banco viu a imagem dele e acredita que ele é homem é um dos bandidos que assaltaram a agência”, disse a PM acrescentando que um efetivo entre e 50 policiais continuam na região fazendo barreiras e buscas aos outros 2 assaltantes que continuam acuados na mata.

Ficha criminal

A identificação do assaltante Edivalson Prospero de Souza aconteceu, segundo a Polícia Civil mato-grossense graças a troca de informações com a Gerência de Combate ao Crime ao Organizado (GCCO) que meses atrás identificou a permanência de Edivalson em Rondônia, mais precisamente na cidade de Jaci-Paraná. Foi então que passou a manter contato e trocar informações com a Polícia Civil de de Rondônia enviou policiais até Mato Grosso, onde na sede do GCCO, se inteiraram das ações praticadas pela quadrilha do criminoso e seus comparsas, entre eles Sílvio Cesar de Araujo, o “Cabelo de Bruxa”, também preso pelo GCCO, em março de 2011, durante as investigações da operação Lacraia.

Ele era procurado desde de maio de 2011, quando fugiu da Penitenciária Central do Estado (PCE). Na ocasião foi levado para a Cadeia Pública de Nova Mutum onde seria interrogado em audiência a ser realizada na comarca local por envolvimento e participação no assalto à agência do Banco do Brasil de Nova Mutum, ocorrido em julho de 2010. Além deste crime, Edvalson, o “Piauí”, era investigado em inúmeros assaltos a bancos praticados em Mato Grosso.

Além da extensa ficha criminal nos crimes como roubo qualificado, extorsão, formação de quadrilha ou bando, porte de arma de fogo de uso restrito, uso de documentos falsos entre outros, Edivalson também respondia processo por tentativa de homicídio, contra o delegado de polícia de Campo Novo do Parecis, atingido por disparo de arma durante roubo a banco, praticado em dezembro de 2011. O inquérito policial tramitou pelo GCCO.

Mal entendido

Divulgação/Comando Regional 8
Armas de grosso calibre apreendidas com os ladrões e banco

Após o assalto na cidade rondoniense, houve rumores de que os bandidos tivessem fugido em direção a Mato Grosso e o Comando Regional 8 que atende as ocorrências de Juína, Aripuanã, Colniza e outros municípios daquela região, chegou a informar que um efetivo estaria dando apoio na caçada aos bandidos. Chegou inclusive a disparar textos com informações do assalto e da morte de 2 criminosos, além de fotos da ação publicadas por sites rondonienses. O fato é que os criminosos não chegaram a cruzar a fronteira mato-grossense e segundo a policial Denise de Machadinho D’Oeste, em momento algum receberam apoio da Polícia Militar de Mato Grosso. “O local para onde os ladrões fugiram não fica perto de Mato Grosso, é totalmente oposto”, enfatizou a PM.

O capitão PM Alex Fontes Meira Silva, de Juína, confirmou que toda operação de busca aos assaltantes foi e continua sendo desenvolvida pela Polícia Militar de Rondônia. Justifica que receberam a informação sobre o assalto e a fuga dos bandidos, motivo pelo qual um grupo de cerca de 20 policiais que participam de uma operação na região de Colniza dando suporte para a reintegração de posse na Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, para combater grilagem de terra e desmatamento ilegal, acabaram ficando em alerta e aptos para auxiliar nas buscas caso fosse necessário, o que não aconteceu.

Leia também 

Bandidos mortos são identificados e PM procura 3 fugitivos
 

Acompanhe o GD também pelo Twitter: @portalgazeta



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Sexta, 27 de setembro de 2013

10:59 - Polícia Civil prende 5 suspeitos escondidos em Tocantins

Terça, 17 de setembro de 2013

10:24 - Assaltante morto pelo Bope é um dos criadores do 'Novo Cangaço'

09:20 - Polícia continua as buscas depois de matar 2 em Vila Rica - Veja fotos e vídeo

Segunda, 16 de setembro de 2013

11:37 - Confronto entre Bope e assaltantes tem 2 bandidos mortos; Veja fotos

10:51 - Bope e Polícia Civil trocam tiros com assaltantes na mata

Quinta, 12 de setembro de 2013

12:26 - Polícia encontra restos de alimentos na mata - veja fotos e vídeo

Quarta, 11 de setembro de 2013

11:36 - Polícia continua cerco a quadrilha que assaltou bancos- Veja fotos e vídeo

Terça, 10 de setembro de 2013

10:00 - Assaltantes de bancos em Vila Rica abandonam mais uma caminhonete - Veja fotos

Segunda, 09 de setembro de 2013

11:49 - Assaltantes invadem agências em Vila Rica e fogem com reféns

Domingo, 09 de dezembro de 2012

11:14 - Deputado parabeniza Polícia por enfrentar ladrões de banco


// leia também

Quinta, 24 de julho de 2014

17:23 - Adiado júri do último réu da 'Chacina de Matupá'

15:51 - Acusado de matar ex-secretário tenta liberdade; MP é contra

15:18 - Caminhão tomba e carga é saqueada

12:21 - Prefeito visa melhorias na saúde pública de Cuiabá

11:24 - Defesa de vereadores presos tenta habeas corpus

08:31 - Advogado morre após bater motocicleta

Quarta, 23 de julho de 2014

18:29 - Cuiabá tem 2 semanas para isolar aterro e retirar catadores

18:10 - Preso homem foragido condenado a 14 anos de prisão

17:54 - Prefeitura multa 50 proprietários por calçadas irregulares

17:50 - Tio que matou sobrinho é condenado a 24 anos de prisão


 ver todas as notícias
Sexta, 25/07/2014
 

Fogo Cruzado
  • twitter
  • facebook
  • google+
  • rss
Rádios ao Vivo
  • cbn
  • cbn
Destaques TV Record
ao vivo
Enquete

Você concorda com a concessão da Arena Pantanal à iniciativa privada?


Logo_classifacil