Especialistas dão dicas para candidatos se saírem bem no Enem | Gazeta Digital

Domingo, 20 de agosto de 2017, 14h00

Especialistas dão dicas para candidatos se saírem bem no Enem

Alcione dos Anjos, repórter do GD


As datas 5 e 12 de novembro não saem da cabeça de 7,6 mil adolescentes e jovens inscritos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. Diferente de anos anteriores, nesta edição as provas ocorrerão em 2 domingos e não mais em um único final de semana.

Marcus Vaillant

A mudança é considerada positiva para alguns que acham que vão estar mais descansados entre um dia de prova e outro. Mas também é criticada por outros que terão o dobro de chances de chegar atrasados e ver o sonho de entrar em uma faculdade sendo barrado no portão do local de prova.

Para o professor de cursos preparatórios, Sidney Farina, da Escola do Farina, que atua há 44 anos na área, o candidato precisa estar atento aos horários e planejar o trajeto até o local de prova, observando a possibilidade de pontos de lentidões no trânsito. “Manter a calma e controlar o máximo as emoções são fatores importantes para ter sucesso na prova. Sair de casa bem cedo, pois é melhor esperar lá na porta do local da prova do que não chegar a tempo”, aconselha o professor.

Outra dica do expert no assunto é estar preparado para as provas. “Ter estudado o suficiente para participar de um exame nacional é o 1º passo. Aliás, é o dever de quem quer conquistar uma vaga”, avalia. “Já com a prova em mãos o candidato não pode ter preguiça de ler o enunciado da questão. Leia todas as questões e leia com atenção”, reforça.

Otmar de Oliveira

Pedro Miranda 

Para se sair bem na prova, a saúde e o emocional também precisam estar em dia, em equilíbrio. O médico neurologista, Pedro Miranda, também defende que o controle das emoções é importante para garantir um bom rendimento cerebral nos dias das provas do exame. “A ansiedade é uma resposta natural do corpo ao desconhecido, para diminuir a ansiedade é preciso estar bem preparado. Normalmente que está bem preparo chega mais tranquilo para este dia”, avalia.

Além do estudo prévio o médico aconselha o candidato a manter uma rotina equilibrada para chegar descansado nas provas e conseguir um bom desempenho. “Não perca noite, não ache que passar as noites que antecedem o Enem estudando que vai te ensinar algo a mais. Seja organizado ao longo do tempo, o resultado de uma prova não é algo que acontece do dia para noite. É a somatória de toda a história do estudante”, comenta.

“Cuidado com a alimentação também é importante. Nos dias anteriores não coma comida pesada, nem consuma álcool. Nos dias das provas levar alguma coisa para hidratar e para comer. Seu corpo e sua mente vão funcionar melhor se tiverem no ambiente de normalidade”, sugere. “Quando estamos com sede ou com fome perdemos o poder de concentração. Isso é instintivo”, aponta o neurologista. “Para fazer uma prova bem feita você precisa estar enérgico, assertivo e calmo”, enfatiza o profissional.

Arquivo

A estudante do 3º ano do Ensino Médio, Flavianny Corrêa, 18, fará o exame pela 1ª vez este ano. Foi aluna da rede pública da zona rural de Acorizal (62 km de Cuiabá) até concluir o ensino fundamental. Há quase 3 anos está em Cuiabá em uma escola da rede estadual onde enfrentou greves e paralisações. Mas garante que nada disso a impede de sonhar, pois quer ser nutricionista e chance para isso é tirar uma boa nota no Enem para conseguir ingressar numa universidade pública.

De família carente diz que não tem condições de pagar uma faculdade, por isso almeja uma vaga na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Sabe que é difícil, mas está confiante. “Se não passar tento no próximo ano. Mas quero ser a 1ª da família a ter um diploma. Para o sítio só volto para visitar a família. A gente tem que evoluir e o estudo é o caminho”, acredita.

Flavianny soube do projeto Enem/SAS – Gazeta Digital, que conta com apoio da Escola do Farina, Papelaria Milenium e Faculdade Fasipe e além de estudar no período matutino está se preparando com o material ofertado gratuitamente no portal Gazeta Digital.

“Esses materiais ajudam os estudantes a desenvolverem familiarização com a prova, para que eles fiquem habituados ao exame e, no dia, a prova não soe como algo estranho”, garante o professor Farina.

O Enem SAS Gazeta Digital oferece 17 fascículos com conteúdo prático para estudo, divididos entre as 4 áreas de conhecimento (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), contemplando todas as competências exigidas no exame.

Basta acessar o portal Gazeta Digital, baixar os cadernos e assistir as videoaulas. As questões são comentadas por uma equipe de professores. Toda semana tem conteúdo exclusivo. Quem escolhe o melhor horário e local para estudar é o próprio estudante interessado em conseguir uma boa nota no Enem. A melhor parte é que o treino para as provas do Enem é feito sem necessidade de cadastro e sem pagar nada por isso. 

Acesse Enem 2017 - GD/SAS aqui

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// matérias relacionadas

Segunda, 11 de setembro de 2017

22:00 - Inep anula Enem de participantes indiciados por fraude

Sexta, 01 de setembro de 2017

20:30 - Estudantes do DF podem se preparar para Enem em aulas gratuitas

Segunda, 10 de julho de 2017

10:00 - GD oferece videoaulas e testes gratuitos para quem vai fazer o Enem

Segunda, 26 de junho de 2017

17:56 - Enem 2017 - GD/SAS oferecem videoaulas e simulados gratuitos

Domingo, 25 de junho de 2017

13:52 - Começa convocação de candidatos da lista de espera do Sisu

Terça, 30 de maio de 2017

17:01 - Enem 2017 tem 6,1 milhões de inscrições confirmadas

Quinta, 25 de maio de 2017

17:04 - Candidatos do Enem com isenção de taxa negada têm até 25 de junho para avisar Inep

Quarta, 24 de maio de 2017

14:05 - Candidatos têm até hoje para pagar a taxa de inscrição do Enem

Terça, 23 de maio de 2017

13:20 - Participantes do Enem têm até amanhã para pagar a taxa de inscrição

Segunda, 22 de maio de 2017

15:05 - Plataformas online abrem inscrições gratuitas para simulado do Enem


// leia também

Domingo, 24 de setembro de 2017

13:30 - Caravana não deixa nenhum cidadão para trás, diz Carlos Fávaro

13:25 - Mato Grosso acumula 5,2 mil liminares na área da saúde

10:13 - Governo de MT já realizou mais de 27 mil cirurgias oftalmológicas

09:46 - Período proibitivo da Piracema começa dia 1º de outubro em MT

Sábado, 23 de setembro de 2017

13:28 - Drones ajudam MPE a identificar e mapear danos ocorridos em APP's

10:26 - Acidente deixa um morto e 10 feridos na MT-060

08:45 - Mato Grosso tem a maior estrutura de combate às queimadas do país

Sexta, 22 de setembro de 2017

18:50 - Sinop baixa para 0,3% o índice de infestação do mosquito da dengue

18:25 - Parada gay reúne 5 mil pessoas em Cuiabá

16:53 - IFMT divulga edital para contratação de 11 professores e 1 técnico-administrativo


 veja mais
Cuiabá, Segunda, 25/09/2017
 
Facebook Instagram
GDEnem

Fogo Cruzado
titulo_jornal Segunda, 25/09/2017
27404591e818e43fa949ce26e20c68da anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

Ex-secretário de Fazenda de Mato Grosso, Marcel de Cursi, quer ser indenizado pelos 2 anos em que ficou preso




Logo_classifacil









Loja Virtual