Obras na trincheira do Santa Rosa geram congestionamento | Gazeta Digital

Terça, 21 de novembro de 2017, 09h13

Obras na trincheira do Santa Rosa geram congestionamento

Keka Werneck, repórter do GD


Gazeta Digital

Quem passa de carro ou moto em horários de pico pela trincheira Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, está enfrentando congestionamento no período da manhã, entre 7h e 8h principalmente, e da noite, das 18h às 19h.

Nesta terça-feira (21) por volta das 7h30 o trânsito estava muito lento tanto nas pistas de cima quanto nas pistas do "mergulho".

Isso porque a trincheira está parcialmente interditada para obras de sinalização, acessibilidade e outras.

A previsão do transtorno é de 6 meses, para concluir um empreendimento que deveria ter ficado pronto antes de junho de 2014, já que o "mergulho" foi planejado para melhorar a mobilidade urbana na Copa, principalmente entre um dos hotéis que abrigou as seleções, o Odara, e a Arena Pantanal.

A Secretaria de Estado de Cidades (Secid), responsável pela obra, explica que, no período de 6 meses, será necessário ir fechando um lado, depois de outro, alternadamente.

A empresa Concremax Engenharia é responsável pelos serviços, sob supervisão e orientação da Secid e com apoio da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Rafaella Zanol/Secid-MT

Obra ainda inacabada, herança da Copa

Os trabalhos para conclusão da trincheira iniciaram em setembro e são para cobrir serviços deixados pela construtora anterior, como reparo nas paredes da trincheira, pavimentação e trabalhos complementares de acessibilidade e sinalização.

Entre os itens de acessibilidade previstos estão a instalação de faixa de pedestre, rampa para cadeirante, piso tátil e plataforma elevada. Também serão instaladas as sinalizações vertical e horizontal.

O custo estimado da obra é de R$ 4,99 milhões.

Paciência

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) explica que há 2 pistas liberadas nas marginais e uma no "mergulho". Informa que não tem agentes de trânsito no local mas que o acompanhamento é monitorado por câmeras. Caso haja necessidade equipes se deslocam para lá.

Semob diz ainda que vai ser necessário um pouco de paciência dos motoristas, porque a obra vai demorar um pouco. Isso em um local onde já existe algum congestionamento mesmo em situação de normalidade.

Diz também que não há orientação da evitar a trincheira, a não ser em momento de fechamento total dela.

Trincheira

A obra da trincheira do Santa Rosa, na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá, teve início em março de 2012 e deveria ter sido entregue em março de 2014, dois meses antes do início da Copa do Mundo.

O projeto foi idealizado para o Mundial.

O contrato inicial ficou a cargo da construtora Ster Engenharia, que esteve à frente do empreendimento de março de 2012 a fevereiro de 2013 e executou apenas R$ 4,84 milhões em obra.

Após esse intervalo, as obras foram retomadas em abril de 2013.

A empresa Camargo Campos assumiu o contrato e permaneceu como responsável até agosto 2016, quando entrou em falência.

Até agora, 89,9% dos serviços previstos em contrato foram concluídos. O valor da obra hoje, com aditivos, é de R$ 23,53 milhões.

São 520 metros de extensão. A obra tem 2,8 quilômetros, entre a rotatória do Centro de Eventos do Pantanal até a proximidade da Procuradoria Fiscal do Município.

Pelo local trafegam entre 13 e 15 mil veículos diariamente, na parte interior da Trincheira. (Com informações da Secid)

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