Crea inicia Operação 'Pente Fino' em postos, prédios, indústrias e comércio | Gazeta Digital

Segunda, 05 de março de 2018, 11h19

Crea inicia Operação 'Pente Fino' em postos, prédios, indústrias e comércio

Redação Crea/MT


Gazeta Digital

Fiscal avalia se prédio corre risco de desmoronar

Começa hoje (05), em Cuiabá e Várzea Grande, a operação de fiscalização “Pente Fino”. A ação que envolve 19 agentes fiscais e tem como meta vistoriar ao menos 450 locais que envolvam atividades ligadas à engenharia, agronomia e afins é desencadeada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso (Crea-MT).

Serão visitados postos de combustíveis, empreendimentos nas áreas de engenharia civil, agronômica, mecânica, florestal e elétrica, além de edifícios verticais, indústrias, comércios de defensivos agrícolas, viveiros, entre outros.

“A ação tem o objetivo de garantir segurança da sociedade por meio de serviços prestados por profissionais devidamente registrados no Conselho. Ou seja, através da fiscalização o Crea-MT impede que pessoas sem qualificação exerçam as atividades de profissionais que estudaram e estão aptas a exercer a sua profissão”, explica o gerente de Fiscalização do Conselho, Jackson de Paula, salientando que a fiscalização é constante ao longo de todo o ano, sendo que as operações pente-fino são mais uma forma de reforço das vistorias do Crea-MT.

A ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), falta de profissional responsável técnico e de placa de identificação de obras em construções civis são de irregularidades frequentes. Jackson de Paula explica que essas irregularidades não ocorrem somente na área civil e podem ser vários os problemas causados pela falta de acompanhamento técnico não somente na execução de obras, mas também em empresas de provedores de internet, lanchonetes que possuem equipamento que precisam de manutenção a exemplo de choperias, ar condicionado, elevadores, viveiros, etc.

Fiscalização Inteligente

A partir deste mês de março, o Crea Mato Grosso também passa a adotar o georreferenciamento para identificar a exata posição geográfica de uma obra ou serviço em andamento e assim modernizar a estrutura de fiscalização nas áreas das Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia.

De acordo o gerente de Fiscalização, esse “Sistema de Georreferenciamento ArcGis” irá dinamizar o trabalho do agente fiscal, com a elaboração de roteiros mais coerentes com base na localização geográfica dos empreendimentos a serem vistoriados que serão informados durante o preenchimento da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo profissional ou empresa.

“Já é obrigatório ao profissional ou empresa, quando estes acessarem o sistema do Crea-MT para emissão de uma ART, informar a localização de sua obra ou serviço prestado. Dessa forma teremos mais eficiência na atividade de fiscalização e transparência nas ações”, explicou Jackson de Paula.

Canal de denúncias – Está disponível no portal do Crea-MT o e-mail ouvidoria@crea-mt.org.br para recebimento de denúncias e solicitação de fiscalização, que podem ser identificadas ou não. Ou também pelo telefone (65) 3315-3030.

Gazeta Digital também está no Facebook, YouTube e Instagram   



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Sexta, 22 de junho de 2018

13:35 - Chegada do inverno traz baixa umidade do ar e dias quentes aos mato-grossenses

12:39 - Motocicleta bate na traseira de caminhão e 2 homens morrem

10:50 - Motorista desvia de saco de lixo e capota carro

08:59 - Cuiabanos se aglomeram em praças e restaurantes para torcer pelo Brasil - vídeos e fotos

08:48 - Loja de rodas sofre incêndio após curto-circuito em Várzea Grande

Quinta, 21 de junho de 2018

17:52 - Corpo de homem que morreu afogado em córrego é encontrado

17:41 - Polícia prende homem que planejava atear fogo na casa da ex em Sinop

15:50 - Colisão entre carreta e Fiesta mata criança e deixa motorista ferido

15:25 - Jogo do Brasil e ponto facultativo alteram alguns serviços - confira expedientes

14:15 - Carretas batem de frente em rodovia e motorista morre preso às ferragens


 veja mais
Cuiabá, Sábado, 23/06/2018
 

Facebook Instagram


Fogo Cruzado
titulo_jornal Sábado, 23/06/2018
00cd1afd8757c6b9bf1a877a182fcfcc anteriores



Indicadores Econômicos

Mais Lidas Enquete

O que os eleitores vão depositar nas urnas em outubro?




Logo_classifacil









Loja Virtual