A corrupção e a tolerância | Gazeta Digital

Quarta, 04 de novembro de 2015, 00h00

A corrupção e a tolerância


O governo Dilma chega ao fim da tolerância com o PMDB. Partido sem idealismo e sem programa político próprio, vivendo sempre à sombra de pactos e coalizão de ocasião governamental, sem luz própria, visando tão somente interesses por cargos e funções de cada governo que assume o poder, buscando sempre, desde o governo de Zé Sarney, quando era governo, mesmo assim, foi protagonista de coalizões com inúmeros partidos políticos para dar sustentação ao deplorável governo de Sarney. O PMDB, foi o autor de coligações indecentes com uma variedade de partidos políticos, no famoso toma lá dá cá, onde tais coligações nada de positivo trouxeram ao Brasil. É uma indecência que se inaugurou no Governo de Zé Sarney, passando por Collor, FHC. Lula e Dilma.
Esse sistema de governo com troca de favores está chegando ao fim, visto que o maior partido político [apenas em quantidade e não qualidade] o PMDB, sentindo a fraqueza do governo Dilma, redução de ministérios e cargos de confiança, está se afastando do Governo. O PMDB, sob a orientação de suas lideranças comprometidas com o seu bem estar, tem influenciado o baixo clero do partido para se afastar do Planalto. O PMDB ultimamente, não comparece às sessões plenárias, negando, assim o quórum para as votações de interesse do governo Dilma. É preciso que essa atitude do PMDB, seja pensada de agora em diante. Sem o PMDB,  não há governabilidade.
Sabemos que o início da crise política chama para o País o descrédito na economia. A globalização impôs novo paradigma ao comércio exterior, tão necessário ao equilíbrio da balança comercial de qualquer país, e no Brasil não é diferente. A funcionalidade do comércio exterior necessita de credibilidade e apoio político, e isso o governo Dilma não possui e não executa sozinho. Com a acirrada concorrência, ampliaram-se os olhares sobre métodos de atuação das empresas no mercado internacional. Sabemos que a corrupção existe não só no governo do PT. No Brasil a corrupção é institucional, pois não há governabilidade sem pagamento de propinas. E o comércio é o carro chefe na intermediação com o governo nas negociatas. Governar no Brasil sempre foi assim, em todos os governos e por todos os partidos políticos que se alçaram ao poder, visto que tem que agradar partidos de coalizão e organizações não governamentais, com as chamadas atitudes do toma lá dá cá.
Com essas apurações e punições, inauguradas no governo do PT, o sistema do toma lá dá cá faleceu. O Brasil tem que substituir essa indecência por um sistema de coalizão com partidos que visem o interesse do engrandecimento do nosso País. Não há mais tolerância a corrupção.

João da Costa Vital é contador, pedagogo e jornalista. Escreve as quartas-feiras em A Gazeta. E-mail: jcvital3@gmail.com

Gazeta Digital também está no Facebook, Twitter, YouTube e Instagram    



Aguarde! Carregando comentários ...


// leia também

Quarta, 30 de dezembro de 2015

00:00 - O sentido do tempo

Quarta, 23 de dezembro de 2015

00:00 - História de Natal

Quarta, 16 de dezembro de 2015

00:00 - Os beija-flores e a hospitalidade

Quarta, 09 de dezembro de 2015

00:00 - O Brasil precisa gastar menos

Quarta, 02 de dezembro de 2015

00:00 - Greves nas instituições de ensino

Quarta, 25 de novembro de 2015

00:00 - O ócio e o decoro parlamentar

Quarta, 18 de novembro de 2015

00:00 - O nacionalista Itamar Franco

Quarta, 11 de novembro de 2015

00:00 - Novas lideranças políticas

Quarta, 28 de outubro de 2015

00:00 - Dia do Servidor Público

Quarta, 21 de outubro de 2015

00:00 - Educação democrática


 veja mais
Cuiabá, Sábado, 22/07/2017
 

GD Empregos

WhatsApp Twuitter
GDEnem

Fogo Cruzado
titulo_jornal Sábado, 22/07/2017
95bf56ac30bb2595acc7a8e18ea87f9a anteriores

WhatsApp




Indicadores Econômicos

Indicadores Agropecuário

Mais Lidas Enquete

Uma em cada dez mortes é causada pelo fumo, apesar de 4,7 bilhões de pessoas ter acesso às advertências contra o tabagismo.




waze

Logo_classifacil









Loja Virtual