Gazeta Digital

Mais um casarão no Centro Histórico começa desmoronar

Gazeta Digital

Gazeta Digital

Parte da fachada de um casarão, localizado na rua Pedro Celestino, no Centro Histórico de Cuiabá, desmoronou no último fim de semana. O espaço abrigava a sede da Fundação Fé e Alegria, instituição filantrópica que agora está no bairro Novo Paraíso.

 

Sem ocupação desde então, o espaço estava vazio e contava apenas com as instalações elétricas e hidráulicas, que foram furtadas.

 

Maria Inove Paes, coordenadora regional da Fé e Alegria, conta que ficou sabendo do desmoronamento na segunda-feira (22).

 

Leia também - Jovens carentes vão ter preparatório para o Enem gratuito

 

“Fui informada pela equipe do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), que é responsável pela conservação dos imóveis tombados. Além do desmoronamento, o casarão foi invadido, tiraram o telhado e levaram fios de luz e outros equipamentos hidráulicos”.

 

Sem telhado e com a forte chuva que caiu no final de semana, a estrutura não teria resistido.

 

A gestora foi até a Defesa Civil oficializar a situação. Lá, eles disseram que vão isolar o espaço com o auxilio da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).

 

Ainda há riscos de um novo desabamento. A parede está com rachaduras e parte da estrutura desabada está apoiada a um poste.

Gazeta Digital

desmoronamento fé e alegria

 

Um projeto de reforma será desenvolvido pela Fundação Fé e Alegria, em seguida, encaminhado para o IPHAN, que dará o aval para a obra.

 

Vale ressaltar que a reforma será custeada pela fundação, que é filantrópica e mantém suas atividades com a ajuda de doações. Para conhecer a instituição, acesse: https://fealegria.org.br/.

 


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: http://www.gazetadigital.com.br