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12.07.2007 | 03h00

Nutriente essencial

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Importante para o desempenho de funções do organismo, mas pouco conhecida, a colina precisa estar presente no cardápio com mais freqüência. Trata-se de um nutriente recentemente reconhecido como essencial. Motivo: é um grande aliado da memória, entre outros benefícios. E a atenção mais específica está relacionada às gestantes.

Um novo estudo americano sugere que grávidas que ingerem quantidade do nutriente muito inferior ao recomendado podem prejudicar funções importantes do cérebro do bebê, como a memória. Alimentação saudável são caminhos para prevenção. A colina, quando ingerida em quantidades ideais, pode afetar positivamente o desenvolvimento cerebral, a saúde cardiovascular e a função hepática.

O cardiologista e nutrólogo do Instituto de Metabolismo e Nutrição (IMeN), Carlos Daniel Magnoni, destaca que a falta de colina interfere diretamente na formação do tubo neural, pois está ligada diretamente à formação do sistema nervoso central (SNC). "No desenvolvimento fetal, ela é transportada através da placenta, da corrente sangüínea da mãe para o feto, numa concentração 14 vezes maior do que a existente no sangue da mãe, principalmente entre a 20ª e 25ª semana, período de formação do hipocampo, que é centro da memória". esclarece.

"Da mesma forma, a concentração de colina no leite materno é 100 vezes maior que no nível da corrente sangüínea da mãe. E por esta razão, é recomendado um nível de ingestão mais alto para mulheres grávidas ou em lactação", revela. Dentre os alimentos ricos em colina, estão a o bife de fígado, a gema de ovo e a lecitina se soja.

"Os trabalhos americanos dizem que a gestante necessita em torno de 450 a 500 miligramas de colina por dia", afirma. Carlos comenta que 314 miligramas do nutriente podem estar contidos na mesa do brasileiro numa refeição que inclua arroz, feijão, bife, salada e frutas, já que a maior fonte para o brasileiro é o feijão que ainda está presente no cardápio diário. "Levando em consideração que o brasileiro consumisse os 314, ele ainda estaria longe da quantia recomendada pelos órgãos de saúde", alerta.

"A soja é um alimento chave. Pesquisas têm demonstrado que a lecitina e a colina, presentes na soja, atuam positivamente no desenvolvimento cerebral e ajudam também a reduzir os níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), e os níveis de homocisteína no sangue que podem estar associados a danos nas artérias e assim manter o coração saudável", conta.

Em 2001, o Food and Drug Administration (FDA) determinou que fabricantes poderiam fazer recomendações sobre a colina na embalagem de seus produtos indicando-a para problemas moderados de memória associados com a idade. "Aumentar a quantidade em alimentos processados e identificar na embalagem dos produtos que são boas fontes de colina, podem ajudar a direcionar a opinião pública", opina o nutricionista e diretor global de nutrição da empresa especializada em produtos com soja The Solae Company, Greg Paul. "Uma das maneiras mais fáceis de impulsionar níveis de colina em alimentos processados é adicionar quantidades extras de lecitina de soja, um emulsificante natural usado há muito tempo como um ingrediente funcional no alimento", explica.

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