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05.03.2018 | 11h25

Meditação - Sair do 'piloto automático' e buscar a paz interior

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Otmar de Oliveira

Professora de yoga Wilma Ferreira explica que a meditação Mindfulness tem como objetivo a imersão em si mesmo, desligando a mente de vivências passadas e preocupações futuras

Acúmulo de trabalho somado às responsabilidades junto à família, amigos e estudos podem resultar em preocupações com o passado e ansiedade pelo futuro, fazendo com que as pessoas deixem de viver o presente. Tudo isso reflete na mente e no corpo, gerando estresse, doenças psicológicas e até fisiológicas, como deficit de atenção, distúrbios alimentar, tensão de músculos e aceleração cardíaca.

Quem passa por situações assim e vive constantemente no “piloto automático” está no oposto de um estado de consciência chamado “mindfulness”, que pode ser alcançado através de meditação. Esta técnica consiste em ter controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente e poderá ser aprendida e praticada no Retiro de Imersão em Yoga e Meditação Mindfulness, que acontece entre os dias 16 e 18 de março deste ano, em Chapada dos Guimarães.

A meditação mindfulness tem origem a partir das práticas meditativas orientais, principalmente entre os budistas. Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”. No entanto, esta técnica passou a ser objeto de estudo da medicina e psicologia comportamental, como parte de uma série de programas para a redução do estresse. De acordo com a professora de yoga, Wilma Ferreira, esta técnica tem como objetivo a imersão em si mesmo, desligando a mente de vivências passadas e as preocupações futuras. Por meio dessa meditação a pessoa desenvolve sua consciência corporal e aprende a viver o factual da sua vida.

Neste exercício, a concentração deve ser de modo pleno, aberto e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observado.

A especialista explica que no dia a dia as pessoas acumulam estresse diante do envolvimento com atividades no trabalho, em casa, nos estudos e até mesmo em ambientes sociais com os amigos. As consequências deste acumulado podem ser muitas, desde o enrijecimento dos músculos, esquecimentos, falta de atenção em atividades e diálogos e problemas fisiológicos como a prisão ou soltura demasiada do intestino. E a meditação mindfulness surgiu justamente para combater estes males, trazendo mais tranquilidade e paz de espírito para aqueles que desejam aproveitar melhor os momentos em família, atividades profissionais e convivência com os amigos.Neste exercício, a concentração deve ser de modo pleno, aberto e sem qualquer julgamento sobre o objeto ou sensação observado.


Retiro

Visando ampliar esta técnica dentre os profissionais da saúde mental, como psicólogos e psiquiatras, e também pessoas que se interessem em conhecer o poder da meditação, Wilma realiza há oito anos, por meio do Espaço Pulsar Yoga, de sua propriedade, um retiro que permite a prática de yoga em um ambiente inspirador.

Ela enfatiza que o evento acontecerá em meio à natureza, em uma pousada acolhedora e que atenderá exclusivamente os participantes do retiro.
Além da hospedagem, os inscritos terão direito a quatro alimentações por dia.

Reprodução

Mestre em psiquiatria, Katya Stubing conta que pratica a atividade há 28 anos e desde 2011 realiza cursos visando à formação de especialistas e interessados em conhecer o mindfulness

Este ano o retiro traz como temática “Imersão em Yoga e Meditação Mindfulness” e contará com a participação da mestre em psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Katya Stubing, que também é especialista em Psicologia. Ela conta que pratica a atividade há 28 anos e desde 2011 realiza cursos visando à formação de especialistas e interessados em conhecer o mindfulness.

De acordo com Stubing, a meditação é uma alternativa a qual as pessoas que desejam tornar o dia mais produtivo e menos estressante recorrem. Ela explica que a técnica mindfulness é uma filosofia budista adaptada para a linguagem ocidental e inicialmente desenvolvida por um especialista norte-americano.
Posteriormente, a técnica foi desenvolvida e adaptada para ambientes de saúde, com resultados muito positivos. Esse programa foi formatado em oito semanas, com um encontro semanal em grupo e um programa de exercícios para fazer em casa, intitulado como Treinamento em 8 Semanas em Mindfulness (T8SM).

Katya explica que este retiro que será realizado em Chapada dos Guimarães é uma versão intensiva do protocolo terapêutico T8SM.

A mestre em psiquiatria enfatiza que este treino tem dois enfoques principais, sendo um voltado para o treino de atenção, que tem como objetivo acalmar a mente e a postura ética, que trabalha uma nova forma de vivenciar o presente.

No retiro os participantes terão o apoio de apostilas e CD com práticas guiadas via áudio e com exercícios que possibilitam a continuidade da prática do que foi aprendido no evento, após o término dele. 

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Instagram: @wilmaespacopulsaryoga

Telefone de contato: (65) 9 9607-9642.

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