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06.07.2003 | 03h00

Calor prejudica aprendizado

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Imagine a cena: uma sala lotada de crianças numa escola municipal, às três horas de uma tarde de setembro, um dos meses mais quentes do ano. No teto, os ventiladores circulando o ar quente e abafado, batendo na casa dos 35ºC dentro da sala de aula. Nas testas de alunos e professores, suor. O clima pode influenciar no processo de aprendizagem?

A tese de mestrado da bióloga Elaine Cristina Pereda, defendida na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), responde a pergunta. Com o tema "A relação clima-aprendizagem nas escolas municipais de Cuiabá", e orientada pela engenheira civil e doutora Marta Cristina de Jesus Albuquerque Nogueira, ela chegou à conclusão de que as salas de aula, pátios e quadras de esportes, não são adequados ao clima da cidade e acabam prejudicando a aprendizagem dos alunos pelas condições físicas e psicológicas de estudar sob altas temperaturas.

Sessenta e três por cento dos professores da Escola Municipal Marechal Cândido Rondon, que foi um dos estabelecimentos pesquisados, atestam que há prejuízo principalmente depois da volta do recreio. "Após o efeito do intervalo que é correr, brincar e jogar, a criança se sente cansada e agitada e devido a alta temperatura, o rendimento é pouco", responde um professor ao questionário aplicado pela mestranda.

A escola Marechal Rondon foi o laboratório da pesquisa. Ela está localizada no bairro Alvorada e representa os colégios que estão nas maiores faixas de temperatura, por estar localizada próxima a uma ilha de calor (acúmulo de poluentes liberado por veículos que contribui para elevação da temperatura), ter como aspecto físico paredes pintada com cores escuras, telhas de eternit, forro de madeira envernizado e a quadra de esportes coberta, mas cercada por um muro que impede a ventilação.

Fatores que contribuem para maior absorção dos raios solares e a elevação da temperatura nas salas de aula e no pátio.

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