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DEU EM A GAZETA 13.01.2025 | 06h56

Desgastes alertam para situação nas pontes entre Cuiabá e VG

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Cristiane Guerreiro

redacao@gazetadigital.com.br

João Vieira

João Vieira

Pontes Júlio Muller e Juscelino Kubitschek (JK), que ficam na divisa entre os municípios de Cuiabá e Várzea Grande, apresentam problemas estruturais que podem comprometer a mobilidade e a integridade física das pessoas. Alguns dos problemas apresentados podem ser observados a ‘olho nu’ como rachaduras no asfalto, guarda-corpo danificado e ausência de linearidade, falta de vazão para escoamento de água, fissuras e algumas depressões.  

 

Engenheiro e conselheiro do Conselho Regional de Engenharia de Mato Grosso, André Luis Schuring, acompanhou a reportagem de A Gazeta na ponte Júlio Muller, localizada no bairro Porto, e constatou sinais visíveis, que significam indício de que a ponte está com problemas. “O guarda-corpo está com peça já em estado de desagregação e criou algumas fissuras que permitem que a água adentre na armadura, e essa armadura começou a enferrujar, o que faz com que a armadura expulse o concreto, passando a não ter muita resistência. Então há uma necessidade de ser reformado. Outro problema é a água que empossa por falta de vazão. A drenagem está entupida, e é necessário fazer buzinotes na parte de baixo, para ajudar no escoamento, porém esses buzinotes foram feitos na parte de cima, isso precisa ser melhorado”.  

 

Explica que existem ainda, algumas depressões no próprio leito carroçável. “É sinal de que o tabuleiro, onde ocorre a passagem de veículos, começou a ter problemas de rachaduras, principalmente nas juntas, que também apresentam dilatações entre o espaçamento das juntas. Há ainda, sinuosidades que demostram que o pavimento não está aguentando”.    Assim como na ponte Júlio Muller, a ponte JK, na Rodovia dos Imigrantes (BR-070), também não está sendo mantida dentro dos padrões e dos conceitos de manutenção. O guarda-corpo também está danificado, e em um lado da pista aparenta infiltrações, e em comparação com o lado oposto, há maiores vibrações durante a passagem dos veículos. Além de apresentar problemas no pavimento.  

 

Com estrutura envelhecida, André explica que as pontes, no contexto geral, sofrem desgastes com o tempo e com as ações naturais ou mesmo ocasionados por acidentes de trânsito, e é necessário que passem por monitoramento por equipe técnica específica.  

 

Leia a reportagem completa na edição de A Gazeta

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Comentários

Gilda - 15/01/2025

É necessário e urgente que essa avaliação chegue nos olhos e aos ouvidos de autoridades competentes, antes que ocorra uma catástrofe com mortes de pessoas. Depois de desabar, lamentar não trará de volta as vidas perdidas, sem falar no tempo e no enorme gosto público para refazer, o que era pra ser uma manutenção.

Simone Matos de Campos - 14/01/2025

Que seja tomadas com urgências as devidas providências para não acontecer como aconteceu com a ponte do estado do Maranhão!

Paulo Edson Jesus de Araújo - 14/01/2025

Vão esperar cair pra arrumar né só pode

Guilherme M Garcia - 14/01/2025

A ponte JK não está com infiltrações nas laterais, pois sofreu uma intervenção em 2020 para consertar esses sinais. E apresenta os sinais dessa intervenção em duas pilastra, mas as cabeceiras estão deterioradas e precisam de reforma

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