CARRETA E ÔNIBUS 22.09.2025 | 16h00
mariana.lenz@gazetadigital.com.br
Reprodução
Pavimento que não garante a segurança os usuários da via, proibição da carreta circular no período noturno e excesso de velocidade por parte do ônibus. Estes foram alguns dos fatores identificados e determinantes para o acidente que vitimou 11 pessoas na madrugada do dia 9 de agosto deste ano na BR-163, em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá).
As informações são do integrante do Grupo de Perícia em Sinistro de Trânsito (GPER), Victor Giovanni Pina de Mello. Policial Rodoviário Federal com Mestrado e Doutorado em Física pela Universidade Federal de Goiás, Mello cita que vários fatores viários e humanos contribuíram para o acontecimento.
“Como conclusão, propomos algumas medidas para evitar que esse tipo de sinistro ocorra novamente. Sugerimos no nosso laudo que a via seja melhor sinalizada, com ausência de acostamento porque o uso dele por parte dos usuários não é feito de maneira segura. Cremos que a via deve estar melhor sinalizada e sugerimos também que a Polícia Rodoviária Federal intensifique a fiscalização de veículos de carga transitando durante o período noturno”, disse.
Outro ponto destacado é o incentivo a fiscalização de velocidade, parte da PRF e a instalação de mais equipamentos medidores de velocidade e radares na rodovia, pois foi entendido que a velocidade dos veículos está incompatível com o considerado seguro e oferece risco aos condutores.
Laudo sobre o acidente
O apurou que o laudo elaborado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi concluído e o acesso se dá somente aos envolvidos diretamente no sinistro. No caso da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), cujas atribuições são distintas e órgãos com trabalho independentes, o laudo está previsto para conclusão dentro de 10 dias.
A íntegra do laudo pericial elaborado pela PRF não é possível de ser acessada, com base na Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), dado que o documento contém dados pessoais de indivíduos envolvidos, como o nome e informações do veículo. A lei estabelece que o tratamento desses dados, incluindo sua divulgação, só pode ser realizado sob hipóteses estritas, como o consentimento expresso do titular para essa finalidade.
Já a Politec, é o órgão responsável pela realização de perícia de natureza criminal no âmbito do estado de MT, em casos de acidentes de trânsito com vítimas graves e fatais. Porém, em caso de crimes de trânsito ocorridos em rodovias federais a PRF também atua naqueles locais que detém corpo técnico disponivel.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), cabe à pericia oficial a análise de locais de acidentes de trânsito, a coleta e análise de vestígios, a determinação da causa do evento e a elaboração de um laudo pericial para auxiliar a justiça no estabelecimento dos fatos e, se for o caso, identificar as causas e os responsáveis.
O acidente
Na madrugada do dia 11 de agosto, um grave acidente entre um ônibus de viagem da empresa Rio Novo Transportes e uma carreta deixou 11 pessoas mortas e diversas feridas na noite na BR-163, em Lucas do Rio Verde (354 km ao norte de Cuiabá).
Segundo informações da concessionária, a Nova Rota do Oeste foi acionada às 21h40 para o atendimento a uma ocorrência no km 648. No local, foi constatado que o ônibus trafegava sentido Sinop quando bateu frontalmente com o veículo de carga.
A grave batida deixou 11 mortos, 26 foram encaminhados para unidades de saúde em estado moderado, 11 em estado grave e 8 em estado leve.
Análises preliminares apontaram que em um trecho de curva, o motorista do ônibus invadiu a via contrária atingindo a carreta frontalmente e raspando na lateral onde estavam diversos passageiros.
A Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado de Mato Grosso (AGER-MT) informou que o ônibus passou por vistoria técnica em julho deste ano, com validade até 11 de julho de 2026, e possuía apólice de seguro de responsabilidade civil obrigatória vigente até 4 de junho de 2026.
Nomes das vítimas
Maria Eduarda de Matos Catuta Ferreira Martins - 29 anos
Gabriel Mendes Sanqueta - 20 anos
Marinalva Sobeira dos Santos - 33 anos
Francisco Das Chagas Nascimento Silva - 22 anos
Alcione Ferreira Lima - 51 anos
Laura Simone Garcia Corrêa Kolling - 52 anos
Eileen Naiely da Silva - 20 anos
Luis Augusto Araújo Santos, - 41 anos
Ana Paula Ferreira - 46 anos
Marcos Antônio Ferreira Dias - 23 anos
Mateus Vicente Serafim - 25 anos
Simulação
Imagens projetadas em 3D mostram o ônibus invandindo a via contrária onde a carreta circulava. Confira:
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Soja Disponível
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