veja valores 05.09.2023 | 14h14
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Chico Ferreira
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajusta a tarifa de pedágio na BR-163/MT a partir da 0h desta quarta-feira (6), conforme previsão em contrato que tem setembro como mês base para revisão ordinária de valores. A majoração recompõe a perda de receita da Concessionária Nova Rota do Oeste em decorrência do congelamento da tarifa ao longo dos anos.
Com esta etapa de realinhamento, a ANTT conclui o ciclo de revisões e os valores que entram em vigor variam entre R$ 5,30 e R$ 9,40, por eixo, de acordo com a área de abrangência de cada praça de pedágio, conforme definido no contrato de concessão. Mesmo com o reajuste, a tarifa segue entre as mais baixas do país por quilômetro rodado. Confira a tabela abaixo.
Diante da indefinição sobre o futuro da BR-163/MT, as tarifas ficaram congeladas desde 2017 e, agora, com a troca de controle acionário, a ANTT fez as revisões necessárias para sanear a situação. A medida reflete em investimentos no trecho sob concessão da BR-163, de Itiquira a Sinop, visto que 100% da arrecadação nas praças de pedágio é revertida obras, manutenção e serviços prestados na rodovia, sempre com foco em promover benefícios aos usuários.
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Arrecadação e investimentos
A Nova Rota do Oeste investe 45% do valor em obras de manutenção, conservação e ampliação da capacidade da rodovia. O montante compõe a receita para pagamento das frentes de manutenção e conservação da pista, reforço da sinalização, duplicação da BR-163, entre Diamantino e Nova Mutum
Uma parcela de 40% da arrecadação é destinada ao custeio dos serviços operacionais, que compreendem desde o recolhimento de objetos na pista à prestação de socorro e resgate de vítimas de acidentes, sempre com foco na garantia da segurança e preservação da vida. São mais de 320 atendimentos registrados por dia.
Para assegurar a cobertura de todo o trecho sob concessão, a Nova Rota do Oeste conta com 18 bases de Sistema de Atendimento ao Usuários (SAU), uma a cada 47 quilômetros, em média. As unidades dispõem de ambulância, guincho leve, guincho pesado e equipes de inspeção que monitoram toda a rodovia. Há ainda cinco caminhões pipas para atender a ocorrências que envolvem fogo ou risco de incêndio.
Por fim, 15% servem ao pagamento de impostos diversos, entre eles, o Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) repassado aos 19 municípios lindeiros à BR-163. Este ano, de 1º de janeiro a 31 de julho, a Nova Rota do Oeste fez o repasse de R$ 21,7 milhões às gestões municipais.
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Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
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Ana Lúcia da Silva Zanatto - 05/09/2023
ingracado tem aumento de tudo combustível, pedágio mais o Frete que é bom ninguém fala de aumento podem até passar algum aumento para as transportadora mais elas nunca repassa os valores e nem pedágio paga, se não tiver ninguém pra investigar os caminhões daqui uns dias vai ter que parar do jeito que tá está muito difícil trabalhar. PEDIMOS PARA AUTORIDADE COMPETENTE INVESTIGAR OS VALORES PAGOS PELAS TRANSPORTADORAS
João Bosco - 05/09/2023
E o dim que entrou no caixa da concessionária e ela não fez nada na Rodovia...?????Palhaçada nos somos trouxa mesmo
Aldo - 05/09/2023
Olha aí, na mão de Mauro Mendes as melhorias aparecem rapidamente. O estado de Mato Grosso tem as piores estradas privatizadas e os maiores pedágios.
3 comentários