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Coronavírus 30.03.2020 | 10h19

VG oferece 'Plantão Psicológico' por telefone durante pandemia

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José Augusto Corrêa

José Augusto Corrêa

Há um mês, o novo coronavírus chegou ao Brasil e mudou a rotina de todo um país, impondo mudanças bruscas de hábitos e na rotina. Mais do que colocar em risco a saúde das pessoas, a pandemia tem trazido uma grande pressão psicológica, tanto pelo medo/pavor em ser contagiado pela doença, em perder entes queridos e até mesmo pela pressão em decorrência do isolamento social e consequências econômicas. Pensando na importância da saúde mental para esse momento diferenciado, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, juntamente com um grupo de psicólogos, está disponibilizando o ‘Plantão Psicológico’, pelo telefone 0800 647 0020, uma modalidade de atendimento clínico-psicológico de tipo emergencial, aberto à comunidade. As ligações são gratuitas.

 

Como explica o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, esse serviço tem a função de proporcionar uma escuta fraterna, realizar o acolhimento ao sofrimento psíquico à pessoa que passa neste momento por uma crise de grande impacto sobre a sua saúde mental. “A Secretaria de Saúde de Várzea Grande inicia um novo serviço, durante o período da pandemia, disponibilizando o atendimento e acolhimento psicológico à distância. Contamos com uma equipe de seis psicólogos que estarão atendendo e levando conforto diante do cenário atual de muitas dúvidas, medos e incertezas”.

 

Leia também - MT tem 16 casos confirmados de coronavírus, diz Ministério

 

Ainda como ressaltam os profissionais da saúde envolvidos no projeto, o ‘Plantão Psicológico’ não tem como finalidade a resolução ou aprofundamento de intervenção terapêutica, “mas sim um momento de compreensão do seu sofrimento e ajuda para o alívio do stress e ansiedade causados pelo isolamento social. A insegurança e o medo instalado na população”, pontua a assistente social, especialista em Saúde Mental e Mestre em Política Social, Soraya Miter Simon.

 

Os atendimentos são realizados via telefone, por meio de triagem, visando preservar a integridade e identidade de cada usuário e profissional. Os profissionais entrarão em contato com os usuários para acolher e trabalhar às demandas de cada um, caso necessitar. São público-alvo do serviço os residentes em Várzea Grande, maiores de18 anos.

 

Os atendimentos são realizados de segunda à sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 12h e das 13h às 17h, pelo 0800 647 0020. Quem preferir pode acessar ainda o canal de atendimento do CVV pelo telefone 188, ou ainda pelo site, www.cvv.org.br.

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Comentários

Ricardo - 30/03/2020

Sengraceira ou hipocrisia

1 comentários

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