Publicidade

Cuiabá, Domingo 19/10/2025

Economia - A | + A

deu na gazeta 23.11.2022 | 11h37

73% dos mato-grossenses vão aproveitar promoções

Facebook Print google plus

João Vieira

João Vieira

Com a chegada do fim do ano, empresários do comércio varejista de todo o estado começam a se preparar para atender a intensa demanda. De acordo com estudo do Núcleo de Inteligência de Mercado da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Cuiabá), 73% dos mato-grossenses pretendem aproveitar as ofertas do comércio durante a Black Friday e o Natal para adquirir presentes ou produtos para casa.

 

Leia também - Bloqueios deixam Tangará sem combustível e prefeito decreta situação de emergência

 

O levantamento foi apresentado durante o lançamento da campanha Natal Premiado CDL.

 

Segundo a pesquisa, 6 em cada 10 clientes que irão às compras em 2022 dizem que devem ter gastos iguais ou superiores no comparativo com o mesmo período do ano anterior. Os tickets médios de gastos com ambas as datas somadas devem ser de R$ 3,1 mil. O valor elevado se deve às condições de pagamentos oferecidas para facilitar as compras parceladas, que ficaram mais pesadas para o bolso com o encarecimento do crédito.

 

No entanto, os comerciantes também precisam adotar estratégias para que a estimativa se reflita no fluxo de movimento e, principalmente, no faturamento das empresas.

 

Após o pico da pandemia, o perfil dos consumidores mudou muito. Eles estão menos compulsivos, além de estarem pesquisando mais as oportunidades e priorizando compras por necessidade. Por isso, o marketing é essencial para criar o sentimento de desejo no cliente, que é fundamental para alavancar as vendas, comenta o economista Eber Capistrano.

 

De acordo com o especialista, a consolidação da Black Friday no calendário do varejo nacional é importante para o comércio por dividir as atenções com o Natal. Para se ter uma ideia, a data importada dos Estados Unidos pode incrementar até R$ 700 milhões na economia do estado, conforme dados da Federação do Comércio de Bens, Produtos e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT).

 

Enquanto o Natal é uma ocasião voltada para celebrar, presentear e ter momentos especiais com amigos e familiares, a Black Friday passou a ser uma oportunidade para as pessoas se autopresentearem com artigos eletrônicos, eletrodomésticos, roupas, acessórios, entre outros, analisa Capistrano.

 

O comerciante que ainda não aderiu à data não está, apenas, deixando de conseguir bons resultados. Está perdendo uma expressiva fatia de mercado para a concorrência, especialmente com o público jovem, finaliza o economista.

 

Leia mais matérias sobre economia na edição do Jornal A Gazeta

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Outubro Rosa chama a atenção para cuidados com a saúde feminina, principalmente a prevenção ao câncer de mama. Você mantém consultas regulares ao médico?

Parcial

Publicidade

Edição digital

Sexta-feira, 17/10/2025

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 66,90 0,75%

Algodão R$ 164,95 1,41%

Boi à vista R$ 285,25 0,14%

Soja Disponível R$ 153,20 1,06%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2022 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.