Publicidade

Cuiabá, Terça-feira 24/11/2020

Economia - A | + A

varejo 27.10.2020 | 10h31

Cresce confiança de lojistas

Facebook Print google plus

Assessoria

Assessoria

Expectativa dos empresários do comércio voltou a crescer, estimulada pela aproximação do fim do ano. Nos próximos dois meses, estão os períodos mais importantes de vendas: Black Friday e Natal. Na sondagem feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/ MT), a confiança dos empresários alçou 120,1 pontos, maior patamar desde o início da pandemia. No entanto, o período requer esforço dos lojistas, haja vista que parte dos consumidores ainda se sente insegura de ir às compras ou está reduzindo as despesas.

 

Ainda que positivo, o índice está aquém do registrado em outubro do ano anterior (128,8). Porém, subiu 46,2 pontos perante junho, mês de maior retração na confiança durante o período pandêmico. “A melhora gradativa da pesquisa, mesmo no contexto da pandemia, reflete a boa expectativa que a classe empresarial tem com as datas festivas”, explicou o presidente da Fecomércio/MT, José Wenceslau de Souza Júnior.

 

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o período gerará a contratação de 1,3 mil profissionais temporários, número 23,5% menor que o do ano anterior (1,7 mil). Isto porque a pandemia afetou o faturamento de, ao menos, parte das empresas e deve influenciar no comportamento do consumidor em 2020.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta que o volume de vendas do comércio varejista ampliado (que inclui veículos e materiais de construção) acumulou perda de 1,9% até agosto. Apesar de queda em alguns setores, o presidente da CDL Cuiabá, Nelson Soares Junior, avalia que a injeção de recursos do auxílio emergencial teve papel preponderante no crescimento do varejo, assim como o desempenho positivo do agronegócio.

 

A Black Friday será o primeiro termômetro para o faturamento do fim do ano. No ano passado, a promoção movimentou R$ 3,2 bilhões, com crescimento de 23,6% sobre 2018. Para atrair o consumidor, algumas marcas já se adiantaram. A rede Via Varejo, detentora das marcas Casas Bahia e Ponto Frio, já lançou ofertas com intuito de evitar aglomeração. O “esquenta Black Friday” segue até dezembro e as promoções podem ser vistas nas lojas físicas, sites e aplicativos.

 

Leia mais sobre Economia na edição do Jornal A Gazeta

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Enquete

Você concorda com o retorno das aulas presenciais em fevereiro ou acha melhor esperar a vacina?

Parcial

Edição digital

Terça-feira, 24/11/2020

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Publicidade

btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 63,00 -0,79%

Algodão R$ 122,38 0,18%

Boi à vista R$ 257,07 -1,89%

Soja Disponível R$ 163,75 -0,15%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

Publicidade

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados, Gráfica Millenium e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2020 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.