sensação do campeonato 23.11.2025 | 08h00
JP Pinheiro/Agência Mirassol FC
O Mirassol se credenciou como o time sensação do momento no futebol brasileiro. O clube do interior paulista vem surpreendendo com uma grande campanha, ocupando a quarta posição, com 60 pontos, após 34 jogos no Brasileirão. De quebra, a equipe conseguiu matematicamente uma vaga para Libertadores de 2026 com o empate por 1 a 1 contra o Santos na última rodada e a combinação de resultados dos adversários na noite desta quinta-feira (20).
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No entanto, o sucesso do tem uma explicação. A reestruturação na gestão começou com a reforma no centro de treinamento, orçado em R$ 15 milhões, com melhorias em infraestrutura e novos equipamentos. Além disso, quatro campos e alojamentos de excelência. Para Moises Assayag, Sócio-Diretor da Channel Associados e especialista em finanças no esporte, o Mirassol é mais um exemplo de clubes que estão colocando a organização fora de campo como prioridade.
“Antes de se pensar em resultados ou títulos, é preciso ter organização e planejamento. É fundamental ter uma estrutura por trás que passa necessariamente por uma gestão eficiente e pelo bom direcionamento de investimentos, desde que faça sentido com a visão do clube e de seus torcedores”, afirmou o economista.
A venda do atacante Luiz Araújo do São Paulo para o Lille, da França, foi importante. Afinal, o Mirassol tinha 30% dos direitos econômicos e embolsou quase R$ 8 milhões com a negociação, em 2018. Nesta ocasião, foi o ano em que o CT foi inaugurado. Além disso, no final do ano passado, quando estava perto do acesso, o Leão Caipira adquiriu uma câmara de flutuação e se tornou o segundo da América Latina a ter este equipamento.
Visibilidade e retorno financeiro
Para a estreia no Brasileirão, o clube anunciou investimentos de R$ 8 milhões em reformas no estádio José Maria de Campos Maia, o Maião. As fachadas, setor de camarotes e cabines de imprensa tiveram alterações. O clube também investiu em tecnologia de reconhecimento facial nas entradas, substituição do alambrado por proteção de vidro, reforma dos banheiros e melhoria na iluminação do campo.
Se não bastasse isso, o clube viu suas receitas aumentarem com a chegada de novos patrocínios. Atualmente, eles representam cerca de R$ 15 milhões por ano. A empresa 7k apostou no Mirassol quando ainda estava na Série C do Brasileirão. Além deste, o Leão Caipira tem Guaraná Poty, a Ecori Energia Solar, a Kodilar, a Ruiz Coffees, a marca Atacadão Pisos e a ITS Brasil. Todas elas presentes no uniforme.
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Milho Disponível
R$ 66,90
0,75%
Algodão
R$ 164,95
1,41%
Boi à vista
R$ 285,25
0,14%
Soja Disponível
R$ 153,20
1,06%
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