Publicidade

Cuiabá, Sábado 24/10/2020

Política de MT - A | + A

ELEIÇÕES 2020 17.09.2020 | 09h45

França quer terminar VLT para não 'jogar R$ 1 bi no lixo'

Facebook Print google plus

Luiz Leite/GazetaDigital

Selo eleições 2020

 

Candidato a prefeito de Cuiabá, o comunicador Roberto França (Patriota) defende a conclusão do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) para não "jogar R$ 1 bilhão na lata do lixo". A obra, incluída entre os projetos da Copa do Mundo em Cuiabá, está parada desde 2014, foi judicializada, alvo de investigações e até denúncias de corrução, que acabaram sendo confirmadas pela delação premiada do ex-governador Silval Barbosa (sem partido).


Leia também -Bussiki afirma que candidatura para vice é 'plano de Deus'

 

 

“Eu quando fui prefeito tive a oportunidade de ir ao Rio de Janeiro me reunir com um grupo chinês. Naquela oportunidade eu já pensava em termos o VLT, depois veio a Copa e entrou com o projeto que hoje está paralisado”, explicou.


A obra do VLT se tornou uma verdadeira novela com inúmeros capítulos e que não vislumbra desfecho. Além do valor empenhado pela obra inacabada, os vagões e trilhos se deterioram com o passar do tempo sem nunca terem sido usados.
“Continuo defendendo que nós devemos concluir o VLT, afinal já se gastou R$ 1 bilhão e não podemos jogar esse R$ 1 bilhão na lata do lixo. Eu defendo a continuidade e a conclusão das obras”, frisou o candidato.


Roberto França foi prefeito de Cuiabá por duas gestões seguidas, entre 1997 e 2005. Foi criador do passe livre para estudantes e terminou deixou a o Alencastro com rejeitado pelos servidores, por conta de salários atrasados.

 

Ao assumir o governo do Estado, Mauro Mendes (DEM) afirmou que em um ano resolveria a situação do modal, mas até agora não houve resposta. Um estudo foi realizado pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana foi concluído em agosto e encaminhado ao gestor, que decidirá se continua ou não o transporte. Apesar de ser dele a última palavra, os prefeitos de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), e de Várzea Grande, Lucimar Campos (DEM) também darão seus pareceres sobre a continuidade da obra.


O transporte já recebeu R$ 1,070 bilhão do total do orçamento de R$ 1,477 bilhão para a conclusão. O parecer nacional aponta que será necessário pelo menos mais R$ 800 milhões para que ele seja entregue à população. Sobre o tema, Roberto França disse que o modal já era sua vontade enquanto estava no Executivo municipal, mas não houve tempo hábil para tirá-lo do papel.


VLT
Projetado para ser um BRT, ônibus integrado com a frota comum, a linha percorre Cuiabá e Várzea Grande. As linhas seguem para o Coxipó e CPA. Após discussão, foi mudado o projeto para ao VLT com a justificativa de ser mais viável e ecológico, mas o então governador, Silval Barbosa (sem partido) entregou, em delação, que a mudança visou atender interesses políticos e pagamento de propina.


As fraudes são investigadas na Operação Descarrilho, realizada pela Polícia Federal. Entre as fraudes delatadas por Silval Barbosa e seu ex-chefe da Casa Civil Pedro Nadaf, está o pagamento de propina de R$ 18 milhões, cobrado pelo então governador de cada empresa membro do Consórcio VLT, além de 3% sobre o montante contratado, o que seria pago mediante medições realizadas no decorrer das obras.


Após a operação, o contrato com a o Consórcio VLT foi rompido, ainda na gestão Pedro Taques, e um novo edital para contratação de empresa responsável pela obra não foi lançado.

Voltar Imprimir

Publicidade

Comentários

Josué - 21/09/2020

Vicente, quais são as cidades no porte de Cuiabá, que você conhece o vlt como transporte principal, transporte das maiorias no horário de pico? Pode citar?

vicente - 18/09/2020

BRT, um meio de transporte ineficiente com ônibus sucateado como é hoje, além da poluição sonora, visual e ambiente, portanto um retrocesso. Um tapa na cara do usuário. VLT funciona em várias cidades do Brasil e por que não aqui?

Leo - 17/09/2020

O pior que tem eleitor que acredita!!!! E ruim hein??? Isso e de competência do estado, prefeitura num apita nada, ao menos que tenha mais 1 no pra investir

Revoltado - 17/09/2020

Avisa pra esse candidato que o VLT, é de responsabilidade do ESTADO, e ele é candidato a prefeito. Af..... cada um.

Adalberto Jorge de Souza - 17/09/2020

Já começaram as enganações, pois considero o postulante, excelente gestor, mas pergunto: será que conseguira? é na época da campanha tudo aparece.

igor - 17/09/2020

não pagou nem os servidores na sua gestão , quem dirá terminar o VLT , so rindo de pessoas assim mesmo .

aureo piratello - 17/09/2020

jaime campos nao deicha

7 comentários

1 de 1

Enquete

Como você avalia a ausência de um candidato convidado para debater com adversários?

Parcial

Edição digital

Sexta-feira, 23/10/2020

imagem
imagem
imagem
imagem
imagem
imagem

Publicidade

btn-4

Indicadores

Milho Disponível R$ 61,00 2,52%

Algodão R$ 125,19 1,55%

Boi à vista R$ 242,24 0,00%

Soja Disponível R$ 161,50 0,31%

Publicidade

Classi fácil
btn-loja-virtual

Publicidade

Mais lidas

Publicidade

O Grupo Gazeta reúne veículos de comunicação em Mato Grosso. Foi fundado em 1990 com o lançamento de A Gazeta, jornal de maior circulação e influência no Estado. Integram o Grupo as emissoras Gazeta FM, FM Alta Floresta, FM Barra do Garças, FM Poxoréu, Cultura FM, Vila Real FM, TV Vila Real 10.1, TV Pantanal 22.1, o Instituto de Pesquisa Gazeta Dados, Gráfica Millenium e o Portal Gazeta Digital.

Copyright© 2020 - Gazeta Digital - Todos os direitos reservados Logo Trinix Internet

É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem a devida citação da fonte.