16.02.2014 | 10h02
Mayke Toscano/Secom-MT![]() |
O governador Silval Barbosa (PMDB) afirmou durante entrevista na tarde desta sexta-feira (14), que sua vontade é conceder todas as estradas que tem viabilidade de serem entregues à iniciativa privada. O chefe do Executivo estadual informou que já está sendo feito um estudo técnico em várias estradas, para verificar a possibilidade de concessão. Segundo Barbosa, o Estado não tem condições de fazer nem manutenção nas que já existem, muito menos a construção de novas.
“Se depender de mim vou terceirizar todas as estradas que podem ser terceirizadas, que tem condições de serem terceirizadas. Tem várias estradas que já mandei fazer estudo. O estado não tem capacidade de fazer manutenção em todas as estradas e avançar nas que faltam ser construir”, explicou.
Ele ressaltou o crescimento do agronegócio no Estado, além de cobranças das regiões com a situação das rodovias extremamente precárias. O governador disse ainda que existem 30 mil quilômetros de estrada de competência do Estado, sendo que menos que 7 mil quilômetros são pavimentadas.
“São 30 mil km de estradas que compete ao governo e 7 mil km dessas não tem pavimentação alguma. Vamos pavimentar mais 3 mil km. Dentro desses menos 7 mil km, uns 4 mil km estão em péssimas condições. O Estado mal tem dinheiro pra fazer manutenção, como que vai avançar para construir esses outros 20 mil km. O agronegócio avançando, o estado desenvolvendo as pessoas cobrando infraestrutura”.
Sobre a concessão da MT-251, que liga de Cuiabá, passando por Chapada dos Guimarães (67 km ao norte) até Campo Verde (131 km ao sul), o governador salientou a vontade de terceirizar a rodovia. Questionado sobre a quantidade de pedágios, que segundo o estudo de viabilidade, técnica, econômica, financeira, social e operacional, serão quatro pedágios ao longo de toda a rodovia, até Campo Verde. Silval Barbosa disse que há uma possibilidade de diminuir. “Quatro pode ser muito, então diminui”, destacou.
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adolfo do prado - 16/02/2014
que pouca vergonha ou bastante melhor dizendo
jeovah feliciano de sousa - 16/02/2014
Primeiro precisa, após o licenciamento ambiental, concluir a duplicação da Rod MT 251. Depois, aí sim, poderá ser privatizada. Com rodovia de peimeiro mundo, ninguém acha ruim pagar pedágio. Porém, não seria certo pagar pedágio para arriscar numa estrada que é mais conhecida como a rodovia da morte. Precisamos estar alertos, atrás de morro tem morros.
2 comentários