Gazeta Digital

Festival mistura sabores da floresta

Rita Comini

Divulgação

Divulgação

Impossível negar a riqueza existente na Amazônia. Nesse universo de grandezas e diversidade, fauna e flora oferecem “de bandeja” seus frutos, peixes, carnes, folhagens, sementes, raízes que fazem a alegria de chefs de cozinha e cozinheiros.

 

Um pouco desses ingredientes pode ser degustado em combinações únicas, especialmente pensadas e criadas para o VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta, organizado pela Associação dos Empresários de Gastronomia de Alta Floresta (AEGAF). Criado para fomentar e promover a gastronomia local, o Festival busca valorizar os produtos regionais provenientes da Floresta Amazônica, dos rios e da agricultura da região.

 

Leia também - Sabores que conquistaram o Brasil

 

As 20 empresas que participam do evento são responsáveis pela criação de um prato exclusivo para apresentação no evento, explorando os ingredientes locais e desenvolvendo uma identidade gastronômica típica da Amazônia mato-grossense.

 

Divulgação

Torta de cupuaçu

 

O evento nasceu como fruto da consciência e mobilização dos empresários do setor (restaurantes, hotéis, padarias, peixarias e outros) durante o Programa de Fomento ao Turismo, uma parceria do Sebrae MT com a Usina Hidrelétrica Teles Pires, implantado em 2012 nos municípios de Alta Floresta e Paranaíta, e segue inovando a cada nova etapa. Desde as primeiras edições foi “abraçado” pelo empresariado local que assumiu a realização do evento não só dando continuidade, mas também trabalhando para seu desenvolvimento e consolidação.

 

A cada ano, novas expectativas de crescimento e profissionalização do setor estão sendo agregadas ao evento, resultando no aumento do número de empresas e setores participantes, além dos consumidores, que percebem o festival
como importante atrativo no turismo regional, gerador de negócios e de desenvolvimento sócio-econômico e cultural.

 

Os chefs, por sua vez, se esmeram para criar pratos que valorizem a cultura regional, numa mescla de sabores, ingredientes e preparos que revelam uma verdadeira mescla de cultural.

 

Locais e visitantes vão se deliciar com pratos principais à base de peixes frescos e secos, carne, massas, lanches incrementados e inusitados, sobremesas variadas. Ingredientes como cupuaçu, castanha-do-brasil, castanha de babaçu, palmito pupunha, bacuri, entre tantos outros.

 

O VI Festival Gastronômico Sabores da Floresta acontece a partir desta sexta-feira, 5 de julho, e se estende até domingo, na Praça do Avião (Praça do Centro da Cultura) em Alta Floresta - MT.

Divulgação

Pintado Kauai

 

Na grande estrutura montada haverá uma cozinha show com três chefs realizando uma receita e interagindo com o público, além de apresentações culturais com grupos locais de dança, música e um espaço para exposição de empresas e produtos.

Uma pitada de história

 

A primeira edição do Festival Sabores da Floresta ocorreu em 2014 e a segunda em 2015, homenageando o desbravador Capitão Teles Pires. A terceira foi em 2016, enaltecendo a história do fundador da região, Ariosto da Riva.

 

Já em 2017 o evento ganhou novos ares, tendo sido promovido na Praça do Avião, onde foi montada uma grande estrutura, moderna e com mais comodidade.


A 5ª edição em 2018 foi marcada pela consolidação do evento, foram três dias de muito sucesso, recebendo um público de aproximadamente 9 mil pessoas que foram surpreendidas pela excelência da gastronomia de Alta Floresta.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br