Gazeta Digital

Festival do Chocolate terá oficinas gratuitas de culinária e mais de 150 expositores em Cuiabá

iStock

iStock

A 4ª edição do Festival do Chocolate de Mato Grosso, que acontece entre os dias 26, 27 e 28 de julho, reúne uma programação recheada de atividades.

 

Segundo o coordenador das oficinas do Sesi/Senai, Marlon Carlos Menezes, serão realizadas aulas de técnicas de preparo do chocolate, ministradas por alunos do curso técnico de confeitaria do Senai para turmas de 30 pessoas. A ideia é demonstrar técnicas de temperagem de chocolate nobre, preparo de arabescos de chocolate para decoração, preparo de bombons maciço com o chocolate temperado e decoração de cupcake. “Também vamos falar sobre o chocolate, a importância da temperagem e os métodos utilizados”, acrescentou.


Na sexta e no domingo, serão oferecidas duas oficinas, entre 18h às 19h30, e das 20 às 21h30. Já no sábado a oficina de técnicas do preparo do chocolate será realizada das 18h às 19h30.

 

Além do chocolate, a alimentação saudável é tema das oficinas conduzidas pelo Sesi. No sábado, das 17 às 18h30, os participantes vão aprender a preparar brigadeiro de mandioca e suco da horta. Das 19h às 20h30, as receitas são de petit four de aveia e chá de gengibre e uva. Finalizando a programação do dia, das 21h às 22h30, os alunos vão conhecer o bolo preguiça e o shake energético.

 

Para a diretora do Senai e superintendente do Sesi MT, Lélia Brun, a transferência de conhecimento pode despertar as pessoas para o empreendedorismo e a criação de novas pequenas indústrias em nosso estado:

 

“Estamos muito satisfeitos em fazer parte do Festival do Chocolate, um evento que é feito para a família mato-grossense. Além do espaço físico do evento, o Sesi, por meio do Cozinha Brasil, realizará oficinas gratuitas para a população com receitas para uma alimentação mais saudável. Já o Senai Cuiabá participará com a oficina de manuseio e técnicas no preparo do chocolate, desde a temperagem, até a fabricação de bombons e decoração de cupcakes”, pontuou a superintendente.

 

Serão oferecidas oficinas ministradas pelo professor Justino Neto, sob a coordenação dos professores Carlos Henrique Miranda e Anna Pinho. Todos os dias duas oficinas serão ofertadas, sendo uma para o público infantil, das 18 às 19h, e a outra para os adultos, das 19h30 às 20h30.

Reprodução

Chocolate

 

Os participantes vão aprender a preparar Cupcake de chocolate com recheio trufado, brigadeiro e tartelett de brigadeiro. “As receitas são as mesmas para os dois públicos, o que muda é o grau de dificuldade. Nosso objetivo é desenvolver oficinas práticas gratuitas, aproximando o público adulto e infantil do universo da gastronomia”, explicou Carlos Henrique.

 

O festival 

Considerado um dos maiores no segmento da gastronomia na capital mato-grossense, a edição 2019 terá sua decoração inspirada em Cuiabá 300 anos. Embora o Festival tenha o chocolate como seu protagonista, a cada edição o evento agrega novas opções de sabores, prezando pela diversidade, qualidade e empreendedorismo na gastronomia. Para se ter uma ideia das delícias servidas no evento, o público se depara com chocolate em barras e compondo diversas receitas, como sorvetes, bolos de pote, tortas, sobremesas. Mas vai além se tornando uma verdadeira vitrine da produção autoral e saborosa do segmento de comidas e bebidas de Mato Grosso.

 

A idealizadora e organizadora do Festival, Zilda Castanho, explica que o evento cresceu, se aprimorou e a expectativa é reunir cerca de 160 expositores de comidas doces, salgadas, artesãos, microempreendedores e marcas relacionadas ao segmento da gastronomia e com foco em divulgar seu produto e serviço para as famílias. “O evento é voltado para toda a família, tanto assim que temos espaço kids para a garotada e até mesmo um espaço pet para os animais de estimação, que também terão doces especialmente para eles”.

 


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br