Gazeta Digital

Livro revela os segredos do chocolate

Rita Comini

Divulgação

Divulgação

Não há como negar, chocolate é quase uma unanimidade! Difícil encontrar uma pessoa que não goste de comer uma barra inteira sozinha, ou devorar um brigadeiro macio e suculento. Ao leite, amargo, puro, com especiarias, amêndoas, recheado, compacto, em barra, bombom ou como ingrediente em alguma receita, das clássicas às inovadoras. Cada pessoa tem seu tipo favorito ou mais de um, em muitos casos.

 

Pensando em agradar todos esses aficionados, a Editora Alaúde lança o “Pequeno Larousse do Chocolate”, obra que reúne mais de 170 receitas (dos grandes clássicos até criações inspiradoras) com o aval e dicas dos chefs da Le Cordon Bleu - a maior escola de culinária do mundo, presente em 20 países com mais de 50 escolas.

 

Por 120 anos, o Le Cordon Bleu tem se comprometido em fornecer excelente treinamento em culinária, panificação, bem como no setor de hotelaria e turismo, desde os níveis mais básicos até MBA nos mais diversos ramos da gastronomia e da confeitaria.

 

Amplamente ilustrado, o livro traz dezenas de técnicas passo a passo para que o leitor descubra todos os segredos para trabalhar com um dos ingredientes mais tradicionais e respeitados da gastronomia.

 

Por isso, a obra é o presente perfeito tanto para quem está começando na cozinha, como para aqueles que buscam apenas aprimorar técnicas e aumentar o repertório de receitas.

 

O livro traz ainda dicas para fazer as mais variadas decorações com chocolate, como por exemplo, flores, ondas, faixas laterais, entre outros, tornando o livro uma verdadeira enciclopédia sobre o tema.

 

Lançado pela editora Alaúde, que tem mais de dez anos de tradição no mercado editorial, desenvolvendo um catálogo sólido e diversificado, com títulos de destaque na área de gastronomia, saúde, filosofia prática, espiritualidade, automobilismo, desenvolvimento pessoal e profissional.

 

Mousse de chocolate com avelã e uísque

Divulgação

Mousse de chocolate com avelã e uísque

Mousse de chocolate com avelã e uísque

Ingredientes:
- 200 gramas de avelã sem pele picada
- 450 gramas de chocolate meio amargo (com 55% de cacau)
- 30 gramas de manteiga
- 200 gramas de açúcar
- 6 gemas
- 85 ml de uísque
- 6 claras

- lascas de chocolate

 

Modo de preparo: 

Espalhe a avelã sobre uma assadeira forrada com papel-manteiga e leve-a ao forno para dourar por 10 minutos, até ficar tostada e perfumada.

 

Pique o chocolate e derreta-o em banho-maria com a manteiga e metade do açúcar, sem misturar. Retire do banho-maria, acrescente as gemas, depois junte 60 g de avelã e o uísque.

 

Bata as claras em neve até que fiquem ligeiramente espumosas. Adicione aos poucos um terço do açúcar restante e continue a bater até que fiquem lisas e brilhantes. Acrescente delicadamente o açúcar restante e bata até ficarem bem firmes.

 

Com uma espátula flexível, incorpore-as delicadamente em três adições, à mistura de chocolate. Distribua a mousse entre oito a dez taças e leve para gelar por 3 horas, até que estejam firmes. Antes de servir, decore-as com o restante da avelã tostada e com as lascas de chocolate.

Divulgação

Pequeno Larousse de Chocolate

Pequeno Larousse de Chocolate

 

 

 

Ficha técnica
Título: Pequeno Larousse do Chocolate
Formato: 21 x 28 cm Nº de Páginas: 416
Acabamento: dura, miolo colorido, com fotos
Preço: R$ 185

 

Leia mais notícias de Variedades na edição do Jornal A Gazeta


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br