Gazeta Digital

Calor e baixa umidade não dão trégua no fim de semana

Chico Ferreira

Chico Ferreira

Os termômetros na capital mato-grossense podem atingir a casa dos 39º neste fim de semana, de acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC). O órgão, que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), ainda aponta para uma forte onda de calor na semana.

 

De acordo com as informações do CPTEC, no sábado (7) - que é feriado nacional em comemoração à Independência do Brasil - a temperatura máxima chega a 39º. Apesar da mínima ser 23º, a probabilidade de chuva estimada em 5% não dá trégua ao calor.

 

Leia também - Saiba o que abre e fecha neste feriado de 7 de Setembro

 

Com a diferença de um grau, o domingo (8) tem temperatura máxima de 38º e mínima de 26º. A chance de chuva se mantém em 5%.

 

Ao longo da semana, não há probabilidade de chuva, exceto por quinta-feira (12), que é de 5%. Na terça-feira (10), os termômetros marcam 40º.

 

O CPTEC também alerta para o Índice Ultravioleta (IUV), que estará em níveis extremos durante essa semana.

 

Seguem abaixo algumas sugestões da Defesa Civil de Cuiabá

1. Ingerir muita água;
2. Evitar exercícios físicos entre 10h e 16h;
3. Evitar grandes aglomerações;
4. Evitar exposição prolongada a ambientes com ar condicionado;
5. Utilizar em ambientes internos, baldes com água, toalhas molhadas e umidificadores de ar (no caso dos baldes com água, vale observar se eles ficarão fora do alcance das crianças, eliminando os riscos de afogamento;
6. Evitar exposição direta aos raios solares. Caso exposição seja inevitável, utilizar protetor solar, guarda-sol com proteção UV e roupas leves;
7. Não provocar queimadas.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br