Gazeta Digital

Parada LGBTQ acontece em novembro e debate mercado de trabalho

Chico Ferreira

Chico Ferreira

Comunidade LGBTQ+ toma às ruas de Cuiabá no dia 16 de novembro para a 17º Edição da Parada da Diversidade, que tem como tema “Somos muitos, podemos estar em qualquer profissão. Demita o seu preconceito”, que visa expor a problemática encontrada pela comunidade frente ao mercado de trabalho.

 

Como já tradicional, a bandeira do arco-íris será aberta às 14h na Praça Ipiranga, local da concentração. Já a passeata segue pela Prainha, 15 de Novembro e termina na Orla do Porto. São esperadas ao menos 25 mil pessoas. O percurso é o mesmo dos últimos anos.

 

Leia também - Cuiabá tem a 9ª refeição mais barata entre as capitais do país

 

O tema foi pensado devido aos problemas enfrentados pela comunidade no mercado de trabalho, isso é, a baixa aceitação dos empresários e empregadores diante da pessoa homossexual ou transexual, que são taxados pelos estereótipos e não pela competência, formação e currículo.

 

Casos de discriminação, assédio moral e até demissões motivadas pela sexualidade e/ou identidade de gênero estão sendo acompanhados pelo Conselho Municipal de Atenção à Diversidade junto ao 23º Tribunal Regional do Trabalho (TRT), que está fazendo um levantamento de todas essas ações. 

 

“O Conselho está acompanhando a violação dos direitos. As pessoas trans são as mais vulneráveis e as que estão mais fora do mercado de trabalho, é necessário urgência na conscientização dos empregadores sobre esse grupo, tão quanto ao aumento de políticas públicas de empregabilidade”, destacou membros da organização. 

 

Feira LGBTQ+

Ainda na Orla do Porto, desde o dia 15 de novembro, uma feira será montada para dar visibilidade aos trabalhos e produções da comunidade LGBTQ+. A organização vai oferecer estrutura para os comerciantes venderem seus produtos.

 

Os interessados podem procurar o conselho pelos telefones (65)  3623-3089 / 9975-5252. Além de um ato político, a parada vai contar ainda com shows de drag, DJs, pop music e outros estilos.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br