Gazeta Digital

Inspirado na Lava Jato, MT cria nova delegacia de combate à corrupção

Otmar de Oliveira

Otmar de Oliveira

O governador Mauro Mendes (DEM) oficializou nesta sexta-feira (18) a criação da Delegacia de Combate à Corrupção (Deccor), que deverá substituir a Delegacia Fazendária de Mato Grosso (Defaz) no combate aos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.  

 

Leia também - Emanuelzinho acusa Mendes de esconder informações sobre VLT

 

De acordo com a portaria publicada, a Deccor atende a demanda do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do ministro Sérgio Moro, para o fortalecimento  de unidades de combate à corrupção nas "Polícias Civis dos Estados e do Distrito Federal".   

 

Inspirado na força-tarefa da Operação Lava Jato, que tinha o ministro Sérgio Moro no comando, a Deccor deverá ser estruturada com os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública.   

 

Ainda de acordo com o decreto assinado pelo governador e pelo delegado-geral de Polícia, Mário Dermeval, a nova delegacia irá "apurar ações perpetradas por agentes que atuam de forma isolada ou mediante associação ou organização criminosa que importem em lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores decorrentes da infração penal oriundos de crimes contra a administração pública e/ou a ordem tributária".   

 

A Deccor também deverá investigar fraudes e quaisquer modalidades de atos de corrupção "praticadas no âmbito da Administração Pública, cujas consequências importem em lesão ao Erário e à moralidade administrativa previstas", diz outro trecho do decreto.   

 

Com a nova estrutura, a Defaz passará a ser um núcleo dentro da Deccor. Já os delegados e os policiais que atuam na Defaz deverão ser distribuídos dentro da nova estrutura para iniciar os trabalhos da Deccor.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br