Gazeta Digital

UFMT anuncia retomada do pagamento de bolsas

João Vieira

João Vieira

Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em reunião extraordinária, decidiu revogar a suspensão dos pagamentos das bolsas nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano. Decisão, desta segunda-feira (21), leva em conta o descontingenciamento de gastos anunciado pelo Ministério da Educação (MEC).

 

Leia também - Após 15 anos, condenado pelas mortes de advogada e filho é preso

 

Suspensão dos pagamentos foi decorrente da falta de recursos da instituição. Isto porque, em maio deste ano, o governo federal havia anunciado o corte de 30% do montante pago à universidade. 

 

Em meio à crise, a UFMT anunciou medidas emergenciais para se adequar ao cenário de cortes e falta de dinheiro. A despensa de funcionários terceirizados, a suspensão do ônibus universitário e o corte do funcionamento do restaurante universitário no período das férias estiveram entre as ações tomadas pela reitora Myrian Serra. 

 

Myrian, inclusive, salientou na ocasião que a insuficiência de recursos liberados pelo MEC ameaça a continuidade das atividades acadêmicas e administrativas. 

 

Na última sexta-feira (18), contudo, o ministro Abraham Weintraub anunciou o descontingenciamento total no orçamento das universidades e institutos federais. Ministro  alegou um remanejamento interno no orçamento da pasta.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br