Gazeta Digital

PF deflagra operação contra venda e extração ilegal de ouro

Polícia Federal

Polícia Federal

Polícia Federal de Goiás está em Mato Grosso cumprindo mandados de busca e apreensão da operação Céu Dourado, deflagrada na manhã de quarta-feira (23) e que tem como objetivo combater a extração e a venda ilegal de ouro por empresas ligadas ao comércio e exportação de minério.

 

De acordo com as informações preliminares da assessoria de comunicação da PF, são 26 mandados judiciais, sendo 24 mandados de busca e apreensão e 2 mandados de sequestro de aeronaves, expedidos pela 5º Vara da Justiça Federal de Goiânia, para serem cumpridos nos estados de Goiás, Mato Grosso e São Paulo. 

 

Leia também - Bandidos invadem Havan e furtam 281 aparelhos de celular

 

Foi informado ainda que grande parte dos mandados estão sendo cumpridos em Mato Grosso, no entanto, não foi informado o número e nem empresas e alvos da operação no estado.

 

Investigação

Segundo a PF, investigação iniciou no mês de julho após a apreensão de 110 quilos de ouro, avaliados em R$ 20 milhões, no Aeroporto de Goiânia. Na ação foram detectadas indícios da participação de empresas na emissão de notas fiscais falsas com o intuito de acobertarem a origem do ouro.

 

Consta ainda que o ouro pode ter origem ilegal, já que uma das prováveis minas de onde o mineral foi extraído, não estava em funcionamento. 

 

O ouro pode estar sendo esquentado pelos investigadores através de empresas de fachada. Foi constatado que, apesar de uma das empresas atuar na exportação de ouro para a Europa, não há registro de comércio exterior em seu nome. 

 

Os envolvidos devem responder por usurpação de matéria prima da União, crime ambiental e falsidade ideológica. (Com informações da Assessoria de Imprensa)


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br