Gazeta Digital

EvidĂȘncia

Na sexta-feira, na Casa Barão, presidente da Academia Mato-Grossense de Letras Sueli Batista e diretora do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso Neila Barreto estiveram em reunião com Emili Giglio, diretora da CasaCor MT, presidente da Academia de Arquitetura, Eduardo Chiletto, e presidente da BPW Cuiabá, Zilda Zompero, a fim de prospectar parcerias. Muitas novidades devem surgir deste encontro.

***

Nestes últimos dias nasceu Lorenzo, filho de Nasly Seror e Fernando Metelo, que veio para trazer mais alegria a estas duas famílias. Parabéns, e muita saúde a ele!

***

Nesta quinta-feira, a festa black tie do colunista Emanuel Ormond agitou Rondonópolis, levando muita gente bonita e colunável para o salão. De Cuiabá, estiveram presentes Dalva Costa, Anamaria Bianchini, Tamires José Ferreira, Virgínia Mendes, Rosamaria Carvalho, entre outros. Noite de luxo e elegância. Parabéns!

***

Aniversariou nesta quinta o empresário Ronald Sekkel, que comemorou cercado de carinho da mulher, Astrid Coningham Sekkel, e de pessoas próximas. Parabéns da coluna e felicidades!

***

Neste sábado, festeja idade nova a badalada Roseli Arruda Ferri, que recebe os cumprimentos da sociedade local, amigos e familiares. Salute!

Sociolinguística

O falar peculiar do mato-grossense tem raízes centenárias. Doutora em linguística Jocineide Macedo Karim, professora da Unemat, destaca que é um patrimônio cultural que precisa ser valorizado, mas que muitas vezes sofre preconceito por parte daqueles que não entendem o dinamismo da língua. Ela vem pesquisando comunidades quilombolas e tradicionais Cáceres, Poconé e Vila Bela da Santíssima Trindade, e revela que a investigação vem demonstrando a relação dos fatores socioeconômico, geográfico e cultural com o modo de preservação da fala.

Reforma

Governo Federal avalia alterar o regime de contratação de novos servidores. Após o estágio probatório, os funcionários públicos ingressariam na carreira por regime de CLT. Depois de um período de experiência, que pode ser de 10 anos, demonstrando produtividade, o servidor conquistaria a estabilidade. O modelo que está sendo desenvolvido pela equipe econômica e só entra em vigência mediante aprovação do presidente Jair Bolsonaro.

Prevenção

“Estimativas apontam que uma a cada 8 mulheres pode desenvolver o câncer de mama. Mas, apesar dos altos números, a mortalidade vem diminuindo bastante devido, em parte, à mamografia de rotina - o que é excelente e bastante propagado pelas campanhas”, explica o oncologista clínico Bruno Heringer. No entanto, ele ressalta a importância de abordar o lado da prevenção, lembrando que tabagismo, consumo de álcool e obesidade são fatores de risco. A adoção de hábitos saudáveis pode reduzir em até 28% o risco da doença.

Otimismo

Índice de Confiança do Empresário Industrial de Mato Grosso atingiu 60% em outubro, o que representa um crescimento de 5,9 pontos em relação ao mesmo período de 2018. Apesar da queda de 1,3 ponto frente a setembro, os industriais mato-grossenses de pequeno, médio e grande porte mantêm o otimismo registrado ao longo de todo o ano. É o que revela os dados divulgados pela Fiemt.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br