Gazeta Digital

Grupo oferece oficina de dança no bairro Pedra 90

Fernando Rodrigues

Fernando Rodrigues

O grupo de dança Variações de Artes realiza dia 12 de dezembro, próxima quinta-feira, duas oficinas gratuitas de dança contemporânea e danças urbanas na Escola Estadual Rafael Rueda, conhecida como Caic do Pedra 90, das 12h40 às 16h30. E também na quinta, às 19h, apresenta o espetáculo “Senti...” na Praça Cultural do bairro.

 

Leia também - Com obras paradas, antiga Gráfica Pepe está em ruínas

 

Ambas as ações fazem parte do projeto cultural desenvolvido pelo grupo em 2019 com o apoio da Secretaria de Cultura de Cuiabá e financiamento do Projeto Fundo 2019.

 

Na próxima semana o espetáculo também será apresentado no teatro do Sesc Arsenal.

 

O bailarino e coreógrafo Rogério Santana, diretor do grupo Variações, explica que o objetivo despertar nos jovens o interesse pela dança e pelo teatro, despertando neles questionamentos sobre a existência humana e inclusive uma mudança de paradigma acerca de seus sentimentos e ações relacionadas ao convívio social.

 

E esta é a base do espetáculo “Senti...”, pano de fundo do projeto cultural que vem para fortalecer o movimento de inserção e expansão da dramaturgia na dança, um campo ainda pouco explorado em Mato Grosso.

 

“Percebe-se entre as produções locais bastante dedicação à técnica, mas foi por enxergar a necessidade de que a dramaturgia esteja presente também na execução dos movimentos, que o espetáculo “Senti...” iniciou os seus primeiros passos”, relata o bailarino.

 

O espetáculo “Senti...” surgiu no ano de 2016, por iniciativa de Rogério Santana, como resultado de suas pesquisas sobre o sentimento como estímulo para o movimento na dança. Para tanto, e com o intuito de desenvolver um trabalho de dança e teatro, o diretor buscou agregar diferentes linguagens da dança a uma trilha sonora com uma profundidade artística necessária para potencializar o trabalho dos bailarinos.

 

Neste sentido, Rogério Santana encontrou nas obras do compositor, músico, cineasta e diretor Oswaldo Montenegro a musicalidade e a poesia que procurava para a montagem do espetáculo. Após um encontro com o próprio Oswaldo Montenegro, conseguiu autorização e apoio para desenvolvimento deste trabalho, incluindo uma carta assinada de próprio punho reconhecendo o projeto.

 

“O objetivo principal do espetáculo, é fazer com que pessoas em geral se identifiquem com essa incessante busca pela compreensão do que sentem, reflitam sobre vidas que se cruzam e encontrem, quem sabe nesse caminho de volta, a resposta para seus próprios questionamentos.

 

Além de Rogério Santana, estão envolvidos nesse projeto os bailarinos e coreógrafos Jefferson Pires, Luiz Carlos Bezerra e Nanda Hanan, o diretor musical Jair Junior e o produtor Manoel Vieira.

 

As ações no Pedra 90 contam com a parceria do Instituto Casarão das Arte, idealizado e administrado por Vini Hoffman.

 

Serviço:
12/12 – Pedra 90

12h40 às 16h30 - Oficina de dança contemporânea e danças urbanas no colégio Estadual Professor Rafael Rueda – CAIC do Pedra 90

19h - Apresentação espetáculo “SENTI ...” na Praça Cultural do Pedra 90

17/12 – Sesc Arsenal

20h - Apresentação espetáculo “SENTI ...” no teatro do Sesc Arsenal, Porto


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br