Gazeta Digital

Detran aguarda autorização nacional para fabricação de novas placas

João Vieira

João Vieira

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) informou que aguarda a autorização do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para implantar a placa do Mercosul, que será obrigatória para veículos em todo o país a partir de 31 de janeiro.

 

A previsão é que o processo demore de transição demore até 60 dias, a partir de 31 de janeiro. Além de Mato Grosso, outros 16 estados ainda não aderiram à obrigatoriedade da nova placa.

 

Leia também - Sinop tem suspeita de morte por dengue e 740 notificações em 17 dias

 

Segundo o Detran, apesar das mudanças, o valor pago pelos motoristas não sofrerá alterações. A obrigatoriedade vai valer para os novos emplacamentos, já para os veículos já emplacados, os proprietários poderão, voluntariamente, realizar a troca.

Desde a decisão pela adoção da placa do Mercosul, a implantação do registro foi adiada seis vezes. A adoção do sistema de placas do Mercosul foi anunciada em 2014. As novas placas já são utilizadas na Argentina e no Uruguai. A previsão é que em breve comecem a valer também no Paraguai e na Venezuela.

 

O novo padrão tem 7 caracteres, mas com 4 letras e 3 números. O fundo será totalmente branco, além da implementação da bandeira brasileira e o distintivo do Brasil irá substituir o nome do município que atualmente está na maioria das placas. Cada uma terão código de barras tipo QR Code, com informações do fabricante e número de série.


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br