Gazeta Digital

MPE investiga professora acusada de praticar gordofobia

Reprodução

Reprodução

Atualizada em 10/02 às 09h16 O Ministério Público Estadual (MPE) instaurou procedimento preparatório para apurar a denúncia feita contra uma professora da Escola Estadual Dom José do Despraiado, em Cuiabá. A docente estaria constrangendo um aluno, de 10 anos, por ele ser gordo. Inclusive, o colocando de castigo e comparando com personagens obesos.

 

Leia tanbém - Apostador de MT ganha R$ 700 mil no Dia de Sorte

 

A portaria foi publicada no dia 5 de fevereiro e é assinada pelo promotor de Justiça Luciano André Viruel Martinez, da 9ª Promotoria de Justiça da infância e Juventude da Comarca de Cuiabá.

 

Segundo o documento, a mãe procurou a ouvidoria do MPE e denunciou que o filho estuda a 5ª série na referida escola. Os constrangimentos estariam ocorrendo desde 2018. O nome da professora não foi revelado no procedimento investigatório. 

 

“[...] a qual faz agressões verbais ameaçadoras porque a criança é obesa e todas as vezes que tem oportunidade o associa a personagens que são gordos, e com isso, o menino fica constrangido, deixa-o de castigo sob a alegação de que o menino não copia a matéria exposta no quadro”, diz trecho da portaria.

 

Com base nas informações da mãe do menino, o promotor decidiu pela abertura do procedimento para que sejam colhidos mais dados e, ao fim, avaliar se cabe oferecimento de ação. Para tanto, o representante do MPE nomeou duas servidoras para conduzir o procedimento preparatório e reunir informações nos próximos 20 dias, podendo ser estendido por mais 5.

 

Outro lado

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) foi procurada e informou que irá se informar sobre o fato

 

Confira nota:

Em relação a questão ocorrida na Escola Estadual São José do Despraiado, em Cuiabá, A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) informa que:

 

O Núcleo de Mediação Escolar vai, nos próximos dias, até a unidade escolar obter informações a respeito do caso e tomar as medidas necessárias que o caso requer.

 


Fonte: Gazeta Digital

Visite o website: https://www.gazetadigital.com.br