Gazeta Digital

Marketing digital

Claudinet Coltri Junior

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Dentro desse mundo de mudanças extremas e velozes, acabamos por esquecer daquilo que as fundamenta. Isso não muda (ou muda com muito menos frequência e mais vagarosamente). No marketing digital não é diferente.

Muita gente se engana, acreditando que marketing digital seja profissão específica. Não é. É um braço, uma especialidade do marketing como um todo.

 

Não é possível fazer uma campanha sem conhecer, ao menos, os 4 Ps do marketing (produto, praça, preço e promoção). Promover o quê, como? Como funciona a logística? Quais são os benefícios do produto? Como descrevê-los? O preço da campanha compensa? Quanto precisa gastar para ter conversões? Qual o preço mínimo e máximo das palavras-chave escolhidas? As palavras vendem?

 

O fato é que não se faz um bom trabalho sem que se compreenda o que os números fornecidos pelos relatórios do Google Ads, do Facebook Ads, do Search Console, do Analytics querem dizer. Não se faz campanha sem planejamento de desempenho, sem metas realizáveis. Não se obtém os melhores resultados sem entender os números e percentuais de conversões. Não se consegue sucesso sem que os critérios da página de destino da campanha estejam nas melhores condições, sem uma boa otimização para os motores de busca (Search Engine Optimization SEO). E isso exige um trabalho em conjunto com o programador. Não há sucesso sem que se conheça, saiba como funciona, qual a dinâmica e se trabalhe os índices de qualidade da campanha. É só o lance que vale?

 

Qual o retorno sobre o investimento?

O que ocorre é que a não observância desses fatores tem levado empresas a gastarem muito e não obterem bons resultados, exatamente por contratarem pessoas sem o devido preparo e conhecimento profundo das ferramentas e princípios do marketing digital. É o barato que sai caro, exatamente porque as campanhas não obedecem as regras, a ciência, os fundamentos do próprio marketing, além de desconhecerem muitos critérios de sucesso no marketing digital. Assim como em qualquer profissão, aqui também não se faz milagre.

 

Fica evidente, assim, que os fundamentos do marketing estão presentes diretamente no marketing digital. O indiano Mohanbir Sawhney, grande especialista em marketing e inovação da Kellogg School, tendo como clientes Dell, Microsoft, Sears, dentre outras, disse, em entrevista à revista HSM Management: alguém me perguntou: como fazer um bom marketing digital?. Minha resposta: faça um bom marketing digitalmente.

 

Pense nisso, se quiser, é claro!

 

Claudinet Coltri Junior é professor, palestrante, consultor organizacional e educacional, administrador de empresa com ênfase em marketing e diretor da Nova Hévila Treinamentos.

 


Fonte: Gazeta Digital

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